O Comité de Controle Financeiro de Clubes da UEFA (CFCB) excluiu oficialmente os gregos PAS Giannina FC e Panathinaikos das competições europeias, nomeadamente da edição 2013/2014 da Liga Europa.
O Panathinaikos já tinha anunciado na semana passada aos seus adeptos que o clube não iria participar nas competições europeias na próxima temporada.
Segundo o CFCB, a licença que tinha sido atribuída a estes clubes pela federação nacional, para participarem nas competições europeias, não foi emitida de acordo com os Regulamentos de Licenciamento de Clubes e Fair Play Financeiro da UEFA.
Os dois clubes, não cumprindo as metas financeiras mínimas, ficam assim excluídos das competições europeias esta época. O PAS Giannina tinha-se apurado para a Liga Europa como quarto classificado e, face ao seu impedimento, o lugar iria para o Panathinaikos. Mas como o gigante da capital grega também não cumpre os requisitos, abre-se assim a possibilidade aos gregos do Xanthi, classificado logo atrás do Panathinaikos, de participar na Liga Europa.
Recorde-se que o controlo financeiro dos clubes europeus tem sido cada vez maior, e já foram vários os sancionados, com destaque para o Málaga, que ficará duas épocas afastado das competições europeias.
Os dois clubes podem recorrer agora apenas para o Tribunal Arbitral de Desporto.