Diego Capel vai ser reforço do Sporting por cinco anos. A garantia foi dada ao Maisfutebol pelo tio e mentor do jovem esquerdino. «Aconteceu tudo depressa», disse Carioca Capel. «Viaja amanhã para Portugal e é apresentado quarta-feira em Lisboa. Vai assinar por cinco anos.»

Carioca é um antigo jogador, que tem acompanhado e representado o sobrinho em actos oficiais. «Ele queria que eu fosse com ele para Lisboa, mas nesta fase não posso. Mas hei-de ir muitas vezes ver os jogos do Sporting», adiantou o tio, que percebeu alguma alegria: «Ele está entusiasmado.»

«Foi uma decisão inteiramente dele. Parece-me que está contente e quando ele está contente, a família também está. Apoiamo-lo em todas as decisões. É um grande jogador e tem mostrado isso ano após ano. As coisas não estavam a correr-lhe bem no Sevilha e decidiu mudar de ares», adiantou.

Carioca é de resto uma figura na pequena aldeia de Albox, onde Diego nasceu e viveu a juventude. Foi um avançado histórico da terra e acompanhou Capel nos primeiros passos. «Sempre soube que ele ia ser jogador», diz. «Quando era pequeno ficava horas em minha casa a ver vídeos de futebol.»

A fama de Diego Capel cedo ultrapassou as fronteiras de Albox. Aos doze anos, por exemplo, o Barcelona interessou-se por ele. «O Barça levou-o para La Masia, onde ficou algum tempo. Mas tinha muitas saudades da família, chorava muito por estar lá sozinho e pediu para o irmos buscar», conta Carioca.

Nessa altura voltou para Albox, saltou para o Olula, da vizinha Almería, e pouco tempo voltou a um grande: desta vez foi para Sevilha, ali ao lado. No clube andaluz estava em casa, toda a família é aliás adepta do Sevilha e Capel estabeleceu-se então para definitivamente fazer carreira como jogador.

Estreou-se na primeira divisão com 16 anos, foi figura da Espanha no Mundial sub-20 de 2007, internacional pela selecção principal aos 20 anos e campeão europeu sub-21 já este ano, na Dinamarca. É um extremo puro, rápido e com alguma técnica. «Tem características para o futebol latino.»

Precisamente por ser um extremo é que perdeu espaço no Sevilha: Marcelino Toral, o novo treinador da equipa, aposta pouco em extremos. Fábio Coentrão já o sentiu, aliás, quando foi orientado por Toral no Saragoça. Para além disso, no plantel do Sevilha há Diego Perotti, que tem ganho espaço a Capel.

Ora por isso o próprio jogador mostrou vontade de mudar de ares. O Sporting viu uma oportunidade de negócio e avançou rapidamente. A transferência deve fazer-se por um valor à volta dos seis milhões de euros. Diego Capel torna-se por isso na contratação mais cara do Sporting nesta temporada.

Enquanto isso, os clubes vão adiando a confirmação. Monchi, director do Sevilha, disse ao Maisfutebol que «é mais fácil que seja o Sporting a confirmar». «É o mais lógico». Já Godinho Lopes, na Holanda, referiu apenas que «provavelmente é um dos jogadores referenciados».

Veja dois vídeos de Capel: