Começam a compor-se as decisões no Campeonato de Portugal. Com 26 das 30 jornadas da primeira fase concluídas, já há duas de oito vagas preenchidas no play-off de subida à II Liga e, do total de 30 clubes que vão descer às divisões distritais, há nove que já conheceram essa sentença.

Pela luta da subida, o primeiro a garantir um lugar no play-off foi o Farense, da Série E, à 25.ª jornada. Este domingo, juntou-se-lhe o União de Leiria, líder da série C. Ambas as equipas já garantiram, inclusive, o primeiro lugar nas respetivas séries.

CdP: CLASSIFICAÇÕES

Pelas seis vagas restantes, levam a melhor os restantes líderes de série - Vizela, na A, Felgueiras, na B e Mafra, na D – e os atuais três melhores segundos classificados: Vilaverdense, Olhanense e Vilafranquense.

Na fuga à queda nos campeonatos distritais, eis os já condenados nas respetivas séries. A E é a única em que todas as equipas ainda estão matematicamente vivas pela manutenção.

  • A: Minas de Argozelo, Mondinense
  • B: Sousense
  • C: Fornos de Algodres, Sourense, Águias do Moradal
  • D: Guadalupe, Eléctrico, Lusitânia
  • E: ainda sem despromovidos.

Note-se que o Campeonato de Portugal sofreu uma alteração no modelo competitivo para 2017/18. Entre as principais alterações em vigor esteve a divisão dos 80 clubes em cinco séries de 16 equipas, com os vencedores das cinco séries e os três melhores dos cinco segundos classificados a seguirem para o play-off de subida. Além disso, as seis últimas de cada série descem diretamente às divisões distritais.