[atualizado]

A equipa B do FC Porto apurou-se esta quarta-feira para as meias-finais da Premier League Internacional Cup após bater o Liverpool por 2-1.

Sob neve, em Leigh, Inglaterra, a equipa orientada por António Folha começou por sofrer o primeiro golo da partida. Desmarcação de Millar, com Mbaye a sair da baliza para fazer a mancha. Inteligente, o jogador dos reds tocou atrasado para o remate certeiro de Virtue.

Os dragões sentiram o golo e tentaram responder, de forma a conseguirem igualar o marcador. Porém, foi o Liverpool quem esteve perto do segundo golo. Livre em zona frontal, com Millar - o melhor da formação britânica - a atirar ao poste. Sorte para os portistas, sublinhe-se.

A primeira metade terminou com um cabeceamento de Irala que passou a centímetros da baliza de Ward. Esse lance foi uma espécie de prenúncio para o que iria acontecer nos segundos quarenta e cinco minutos.

O FC Porto voltou das cabines dominador, como nunca antes. As oportunidades junto da baliza do Liverpool foram surgindo em catadupa e o golo parecia uma questão de tempo. E foi mesmo.

Bruno Costa, após combinação com Luizão, surgiu na cara de Ward e atirou a contar. A avalanche ofensiva dos azuis e brancos não parou, muito pelo contrário. A cambalhota no marcador parecia cada vez mais real e nem mesmo a neve que caía, resfriava o ímpeto dos homens de Folha. 

Ward - um dos melhores em campo - negou por várias vezes o 2-1, sendo que na retina ficaram as defesas a remates de Luís Mata e João Cardoso. Contudo, o guarda-redes do Liverpool não conseguiu parar o cabeceamento certeiro de Santiago Irala. Um golo que trouxe justiça ao marcador, diga-se.

Tal como em Tóquio, sob um manto de neve, o FC Porto acabou a sorrir. Ao que parece, a facilidade em jogar sob neve faz parte do ADN azul e branco. Seguem-se agora as meias-finais, fase na qual a equipa secundária dos dragões vai continuar a defesa do título conquistado na época transata.

Onzes oficiais:

Onze do FC Porto: Mbaye, Luís Mata, Diogo Queirós, Diogo Leite, Rui Moreira e Oleg; Bruno Costa e Luizão; Danúbio, Madi Queta e Irala

Onze do Liverpool: Ward; Williams, Gallacher, Masterson e Johnston; Dixon-Bonner, Millar e Virtue; Gomes, Lewis e Adekanye.

FILME DO JOGO:

21’- QUE PERIGO! Gomes surgiu no coração da área e cabeceou a centímetros da baliza do FC Porto!

23’ – Responde o FC Porto. Pontapé forte de Danúbio para defesa segura de Ward.

24’ – Desperdiça Madi Queta! Perda de bola da defesa do Liverpool, com o avançado dos dragões a ficar na cara de Ward, contudo, perdeu tempo de remate e já pressionado por um adversário, atirou ao lado!  

26- Bem Mbaye a sair aos pés de Gomes e a negar a possibilidade do Liverpool igualar a partida.

30’ – Começou a nevar em Leigh Inglaterra.

32’ - MARCA O LIVERPOOL! Millar entrou na área com Mbaye a tentar a mancha. Inteligente, o jogador do Liverpool assistiu Virtue que rematou fraco, para o fundo da baliza do FC Porto.

43' - AO POSTE! Livre de Millar a bater no poste direito da baliza dos dragões. Estava batido Mbaye!

45' - IRALA!! Cruzamento na esquerda de Oleg para cabeçada do avançado paraguaio muito perto da baliza dos reds!

45' - INTERVALO

48’- Irala falha na cara de Ward.

58’- EMPATA O FC PORTO! Bruno Costa, servido por Luizão, apareceu na cara de Ward e atirou forte para o empate! 1-1!

60’- Primeira substituição no FC Porto. Sai Danilo entra João Cardoso.

69’ – Corte providencial de Gallacher a impedir o remate certeiro de Luís Mata!

72’- Segunda substituição no FC Porto. Luizão dá o lugar a Paulo Estrela.

74’ – LUÍS MATA!! Pontapé de pé direito para grande defesa de Ward!

79’ – Primeira substituição no Liverpool. Sai Gomes, entra Abdi Sharif.

81’ – JOÃO CARDOSO POR DUAS VEZES! Cabeceamento perfeito a cruzamento de Oleg para defesa de Ward. Na recarga, o médio voltou a atirar contra o guarda-redes do Liverpool!

85’ – WARD!! Mais uma nova intervenção a negar o 2-1 a Santiago Irala!

90+2 ‘ – MARCA O FC PORTO!! Grande trabalho de Luís Mata a cruzar para o cabeceamento de Santiago Irala! 2-1, para os dragões!!

90+5 - FIM