Siga o FC Porto-Nacional (sábado, 20h15) da 10ª jornada da Liga  AO VIVO.

O MOMENTO:

FC Porto: o último jogo para a Liga tem já 21 dias. Os dragões empataram a 2 de novembro no Estádio do Restelo e desaproveitaram dois dos cinco pontos que tinham de vantagem sobre Benfica e Sporting. A exibição foi pobre, paupérrima, em Lisboa, mas os tricampeões responderam bem depois em São Petersburgo (Liga dos Campeões) e em Guimarães (Taça de Portugal). Esses sinais de crescimento têm condições para a consolidação ou foram apenas espasmos qualitativos?

Nacional: o ciclo de três vitórias consecutivas na Liga foi abruptamente interrompido pela eliminação na Taça de Portugal às mãos do modesto Santa Maria, equipa do Campeonato Nacional de Seniores. Os insulares acusaram a deceção e perderam logo depois na Luz, antes de empatarem na receção ao Olhanense sem golos. A boa classificação no campeonato (5º lugar, 14 pontos) pode ajudar a despressurizar a equipa na visita ao Estádio do Dragão de tão gratas memórias para os insulares.

AUSÊNCIAS:

FC Porto: Ghilas (lesionado); Mangala (castigado); Fucile e Izmaylov (ausentes)

Nacional: Edgar Abreu e Jaime (lesionados); Ali Ghazal e Marçal (castigado)

DISCURSO DIRETO:

Paulo Fonseca: «O Nacional tem feito um excelente campeonato, ocupa o sexto lugar no campeonato, e, como vem na imprensa, costuma ser a besta negra do FC Porto. Tem sido hábito criar dificuldades quando vem jogar ao Dragão ou antes, nas Antas».

Manuel Machado: «Pouco nos interessa que o Porto há muito não perca no seu terreno. Estamos centrados naqueles 90 minutos, nesta unidade competitiva, e por isso, com aquilo que temos à disposição, já nos temos dado bem em alguns momentos que jogamos fora. O Porto impõe-nos respeito e cuidados, mas não nos tira ambição».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

14 jogos para a I Liga no Dragão (ou Antas), três triunfos insulares e 11 do FC Porto. Na época anterior o jogo foi resolvido por um golo de Jackson Martinez aos 24 minutos. As duas equipas jogaram também para a Taça da Liga e o Nacional venceu por 1-2, em janeiro de 2011. Hulk marcou de penálti, mas Anselmo bisou na baliza então defendida por Kieszek.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

FC PORTO




Outros convocados: Fabiano Freitas, Diego Reyes, Herrera, Carlos Eduardo, Quintero, Ricardo e Licá

NACIONAL



Outros convocados: Ricardo Batista, João Aurélio, Mateus, Diego Barcellos, Lucas João, Renato e Diogo