O regresso de Ricardo Quaresma ao FC Porto é oficial e teve direito a aparição pública no primeiro treino de 2014. Paulo Fonseca pediu mais um extremo, segundo explicou Pinto da Costa, e passou a ter cinco no plantel. Isto, excluindo Marat Izmaylov das contas.

Ora, a entrada de Quaresma acaba por levantar uma quessão: há espaço para todos os alas ofensivos durante a segunda metade da época?

O Maisfutebol olhou para os números dos quatro concorrentes diretos do Mustang e concluiu que só muito dificilmente Paulo Fonseca ficará com todos. O elo mais fraco, como se perceberá, é Ricardo.

Se Silvestre Varela é um nome indiscutível, tal como Quaresma, o mesmo não se pode dizer dos restantes.

Kelvin é uma personagem especial e querida no Dragão, principalmente desde o golo ao Benfica, mas também pela óbvia evolução apresentada nas últimas semanas. Precisa de jogos, de competição, sim, mas será aquele com mais talento para entrar e ajudar a resolver.

Licá tem tido oportunidades, embora apresente algumas limitações a jogar agarrado à linha. Veloz, agressivo e muitas vezes incapaz de desequilibrar no um para um com os laterais. Pelo que se vê, seria um atleta mais à vontade a jogar pelo meio, solto.

Sobra Ricardo. Vários jogos na equipa B, algumas aparições na A e sempre a ideia de lhe faltar ainda muita coisa para ser uma verdadeira solução. Paulo Fonseca olha para ele também como opção para lateral direito e talvez essa polivalência impeça a cedência a outro clube. A extremo terá poucas possibilidades de jogar.

Vamos aos número de cada um deles.

Silvestre Varela
. Liga: 11 jogos, 1 golo, 863 minutos
. Taça Portugal: 2 jogos, 1 golo, 121 minutos
. Champions: 6 jogos, 431 minutos
. Taça da Liga: 1 jogo, 90 minutos
. Supertaça: 1 jogo, 63 minutos
TOTAL: 21 jogos, 2 golos, 1447 minutos

Licá
. Liga: 14 jogos, 2 golos, 754 minutos
. Taça Portugal: -
. Champions: 6 jogos, 274 minutos
. Taça da Liga: 1 jogo, 90 minutos
. Supertaça: 1 jogo, 87 minutos, 1 golo
TOTAL: 22 jogos, 3 golos, 1205 minutos

Kelvin
. Liga: 3 jogos, 54 minutos
. Taça Portugal: 2 jogos, 59 minutos
. Champions: -
. Taça da Liga: -
. Supertaça: 1 jogo, 3 minutos
TOTAL: 6 jogos, 116 minutos

Ricardo
. Liga: 7 jogos, 129 minutos
. Taça Portugal: 1 jogo, 90 minutos
. Champions: 1 jogo, 25 minutos
. Taça da Liga: -
. Supertaça: -
TOTAL: 9 jogos, 244 minutos