Qualificado como: segundo classificado do Grupo C da Liga Europa, atrás do Krasnodar e à frente de PAOK e Qabala. O Borussia Dortmund qualificou-se na quarta jornada e perdeu os dois últimos jogos.
 
Posição no campeonato
: segundo classificado da Bundesliga, a cinco pontos do Bayern de Munique de Pep Guardiola, cumpridas dezasseis jornadas.
 
Treinador – Thomas Tüchel: jovem técnico, de apenas 42 anos, é um treinador muito ligado a Jürgen Klöpp, a quem sucedeu em Dortmund, também proveniente do Mainz. Partilham o gosto por um futebol atrativo, ofensivo, com boa circulação de bola e muita pressão sobre o adversário.
 


Figura – Marco Reus: treze golos e três assistências em 23 golos são números assinaláveis para um médio ofensivo que está longe de ser um «matador» mas que é extremamente eficiente no último terço do terreno.


 
Histórico europeu: o Borussia já foi campeão europeu (com Paulo Sousa, em 1997) e venceu a Taça das Taças (1966), mas não tem nenhuma Taça UEFA/Liga Europa no palmarés. Esteve nas finais de 1993 e 2002, mas perdeu com Juventus e Feyenoord, respetivamente.
 
Histórico de confrontos: estes serão os primeiros duelos oficiais entre FC Porto e Borussia Dortmund.

Plantel:

1. Roman Weidenfeller
38. Roman Burki
49. Dominik Reimann

3. Park Joo Ho
4. Neven Subotic
15. Mats Hummels
25. Sokratis Papastathophoulos
26. Lukasz Piszczek
28. Matthias Ginter
29. Marcel Schmelzer
33. Julian Weigl
37. Erik Durm

6. Sven Bender
7. Jonas Hofmann
8. Ilkay Gundogan
9. Adnan Januzaj
10. Henrikh Mkhitaryan
11. Marco Reus
14. Moritz Leitner
18. Nuri Sahin
23. Shinji Kagawa
27. Gonzalo Castro
32. Dzenis Burnic

17. Pierre-Emerick Aubameyang
20. Adrián Ramos