O FC Porto avançou esta terça-feira para a compra dos 14 hectares de terreno na Maia onde pretende construir a nova academia do clube, segundo confirmou o Maisfutebol junto de fonte próxima do processo.

O clube apresentou-se na sessão de câmara e foi a única entidade a submeter uma proposta na hasta pública, com uma proposta de 3,4 milhões de euros, tendo avançado com um sinal de compra no valor de 680 mil euros, 20 por cento do total do valor total da oferta.

A proposta do FC Porto, entregue pelo presidente Pinto da Costa e pelo administrador da SAD Fernando Gomes, ficou agora adjudicada de forma provisória, uma vez que ainda terá de ser ratificada pelo executivo camarário.

De resto, o presidente dos dragões esteve presente num momento que considerou «histórico» e que as obras da construção da Academia vão arrancar esta ou na próxima semana.

«Já estão a ser feitos os trabalhos de limpeza do terreno, mas, com a presença dos arqueólogos, pensamos começar os trabalhos do arranque de construção ainda esta semana», referiu, citado pela Lusa. 

Pinto da Costa disse que «o sonho virou finalmente uma realidade, dando lugar a uma academia que vai orgulhar todos os portistas» e falou numa obra «fundamental para o crescimento das equipas do clube».

«É um passo muito importante, mas, apesar de termos dificuldades de espaços para a nossa formação, temos conseguido apresentar jogadores que hoje dão cartas nas nossas equipas A e B. Os nossos rivais têm condições mais avançadas, mas, a partir de agora, vamos ter condições para albergar 140 atletas em simultâneo. As crianças e os jovens que queiram estar no FC Porto vão ter excelentes condições para estudar, treinar e jogar no nosso clube», disse, descrevendo que o complexo terá três campos de futebol, um mini estádio com capacidade para duas mil pessoas, um refeitório, um hotel e um posto médico.

[artigo atualizado]