A Liga de Clubes anunciou esta sexta-feira que a bancada norte do Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, «permanecerá interditada até ao final das obras» recomendadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

«Por determinação da Liga Portugal, a bancada permanecerá interditada até ao final das obras aconselhadas pelo LNEC», pode ler-se em comunicado hoje divulgado pela Liga.

O encontro disputado na segunda-feira entre o Estoril e o FC Porto, da 18.ª jornada da Liga, foi interrompido ao intervalo devido a problemas de segurança numa das bancadas do Estádio António Coimbra da Mota, que motivaram a sua evacuação e obrigaram centenas de adeptos dos azuis e brancos a descer para o relvado.

Recorde-se o relatório preliminar do LNEC diz a estrutura da bancada do Estoril não teve risco de colapso, por não terem sido encontrados indícios de comportamento deficiente na estrutura, mas acrescentou que é preciso apurar a razão das anomalias encontradas no interior da bancada e na laje térrea.

Por isso adiantou  que é preciso realizar uma série de intervenções na bancada norte, para depois, e só depois disso, poder ser realizado um relatório exaustivo e conclusivo das falhas que existem na bancada.

O presidente da Liga, Pedro Proença, referiu nesta sexta-feira que «os regulamentos existem e vão ser aplicados».

«O que ressalvo é que foram salvaguardadas as questões da segurança. Queremos é que tudo volte à normalidade e tudo vai acontecer naturalmente», disse à margem da cerimónia de abertura da Cidade Europeia do Desporto Braga2018, citado pela agência Lusa.

Confrontado com as críticas do Sporting ao agendamento da segunda parte do Estoril-FC Porto para 21 de fevereiro, mais de um mês depois da data inicial, Proença lembrou que «têm períodos de descanso que têm de ser cumpridos por regras nacionais e internacionais.

Confira o relatório na íntegra:

«A Liga Portugal recebeu hoje o parecer preliminar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) sobre a estrutura da bancada norte do Estádio António Coimbra da Mota.

Uma vez que se trata de matéria da competência da Comissão Técnica de Vistorias (CTV) da Liga Portugal, o referido parecer foi já remetido à mesma, para que diligencie no sentido de que sejam implementadas as medidas elencadas pelo LNEC.

Esta CTV procedeu já às competentes notificações ao Estoril Praia, que irá acompanhar as obras na referida bancada, que a Câmara Municipal de Cascais anunciou que serão empreendidas a partir do início da próxima semana.

Por determinação da Liga Portugal, a bancada permanecerá interditada até ao final das obras aconselhadas pelo LNEC.

No que diz respeito à tomada de decisão do comandante das forças de segurança, no dia 15 de janeiro, aquando do jogo relativo à 18.ª jornada da Liga NOS, a Liga Portugal entende que foram acautelados os interesses superiores do público presente no Estádio, sublinhando o principio de que, em caso de dúvida, a segurança das pessoas é prioritária.