No passado dia 17 de março, Pep Guardiola e Julen Lopetegui assistiram, lado a lado, ao Atlético Madrid-Bayer Leverkusen. Falaram, riram, trocaram ideias. Na altura, estes velhos amigos ainda não sabiam que os seus clubes, Bayern e FC Porto, terão de ombrear nos quartos de final da Liga dos Campeões.

E a expressão «velhos amigos» não é minimamente exagerada. O catalão e basco conhecem-se há décadas e partilharam em alguns períodos o mesmo balneário.

Quatro anos mais velho do que Pep Guardiola, Julen Lopetegui chegou ao Barcelona em 1994. Com 28 anos. Nas três temporadas seguintes, até 1997, foi colega de equipa de Guardiola e criou um laço de grande amizade com o antigo médio.

Curiosamente, nesses três anos em comum, o Barcelona nunca foi campeão de Espanha. 

Na época 1994/95, a dupla foi treinada por Johan Cruyff e venceu uma Supertaça; em 95/96, novamente com Cruyff, a época foi para esquecer e acabou sem troféus na prateleira catalã; em 96/97, já com Robson, Guardiola e Lopetegui viveram a melhor temporada no Camp Nou, a ganharem a Taça do Rei e a Taça das Taças.

Na seleção de Espanha, Pep Guardiola e Julen Lopetegui estiveram juntos no Campeonato do Mundo de 1994. O agora treinador do FC Porto não foi utilizado - Cañizares e Zubizarreta eram as primeiras opções para a baliza - e a Espanha chegou aos quartos-de-final da prova.