Depois de ter sido o único dos grandes a passar incólume pela 20.ª jornada da Liga, o Sporting foi o único candidato ao título a cair na 21.ª ronda.

A equipa de Jorge Jesus perdeu no Estádio António Coimbra da Mota com o Estoril (2-0) e caiu da liderança para o 3.º lugar da Liga em igualdade pontual com o Benfica.

Mesmo com um jogo a menos (Amoreira contra o Estoril), o FC Porto assumiu a liderança do campeonato: o conjunto de Sérgio Conceição soma 52 pontos, mais dois do que os rivais de Lisboa. Neste sábado, no «jogo grande» da 21.ª jornada, os dragões receberam e venceram o Sp. Braga por 3-1. Regresso aos golos, às vitórias e à liderança: uma espécie de all-in-one para uma equipa que, estranhamente, só tinha conseguido marcar um golo nos três jogos anteriores.

Ainda que num jogo difícil, o FC Porto levou a melhor sobre os minhotos e manteve intacta a vantagem para o Benfica, que duas horas antes tinha vencido na Luz o Rio Ave por 5-1. Apesar do resultado expressivo, uma nuvem negra ainda pairou sobre o Estádio da Luz durante boa parte da partida. As águias foram para o intervalo em desvantagem, mas conseguiram arrancar para uma exibição segura em parte sustentada na eficácia nas bolas paradas, de onde foram fabricados três dos cinco golos.

Se a luta pelo título está ao rubro, o que dizer das batalhas pela permanência? Nesta jornada, o Estoril não foi o único «aflito» a somar três pontos. Também o Moreirense (15.º) e o V. Setúbal (16.º) e, a fechar, o Desp. Aves (18.º) alcançaram triunfos importantíssimos. A equipa minhota foi a Tondela vencer por 2-1 com um bis de Tozé, enquanto os sadinos levaram a melhor sobre o Belenenses de Silas (3-0), naquela que foi a primeira vitória para a Liga da equipa de José Couceiro em 108 dias: à 21.ª jornada há apenas três pontos a separar o 12.º classificado da zona de despromoção. Na partida de encerramento da ronda, já esta terça-feira, os avenses alcançaram uma vitória por 3-0 na receção ao Boavista: a equipa de José Mota mantém-se no último lugar (com 17 pontos), mas não perdeu o comboio para a zona de manutenção.

Nesta ronda, destaque ainda para o Desp. Chaves. Depois de um início de temporada abaixo das expectativas, a equipa de Luís Castro apresenta-se agora em franco crescimento. No domingo venceu fora o Feirense por 2-1 (William marcou nos minutos finais) e está apenas a três pontos do Rio Ave, que segue num quinto lugar que pode dar acesso às competições europeias na próxima época.

Um lugar para o qual o V. Guimarães olha com legitimidade. Depois de uma fase complicada, o conjunto de Pedro Martins venceu dois dos últimos três jogos para a Liga: a vítima nesta jornada foi o Paços de Ferreira (3-2), que só sabia ganhar desde que João Henriques assumiu o comando técnico dos castores.

Em queda livre parece estar o Marítimo. Depois de um primeiro terço de época notável e que chegou a ser passado no quarto lugar, a equipa de Daniel Ramos somou esta segunda-feira o 7.º jogo seguido sem ganhar para a Liga: derrota pesada (0-3) na receção a um Portimonense que nunca tinha conseguido vencer fora de casa em 2017/18.