Carlos Xistra foi o árbitro designado pelo Conselho de Arbitragem para dirigir o clássico do Estádio da Luz: o árbitro de Castelo Branco confirmou as expetativas que o apontavam como preferido para o Benfica-FC Porto que se realiza este sábado.

Esta será a terceira vez que Carlos Xistra arbitra jogos de Benfica e de FC Porto esta temporada. Esteve nos confrontos das águias com Marítimo e V. Guimarães e esteve também nos confrontos do FC Porto com Sp. Braga e V. Guimarães.

A última vez que Carlos Xistra dirigiu um clássico entre Benfica e FC Porto foi no Estádio da Luz, na meia-final da Taça de Portugal de 2010/11, quando o FC Porto de André Villas-Boas venceu o Benfica por 3-1 e deu a volta à eliminatória.

Refira-se que Jorge Sousa não foi opção para o Conselho de Arbitragem, por ter apresentado queixas físicas no passado sábado, na sequência da terceira ação de de reciclagem e aperfeiçoamento para árbitros, realizada em Tomar.

O árbitro do Porto foi depois disso observado e submedito a exames, tendo sido dado pela Unidade de Saúde e Performance da Federação como inapto fisicamente para a prática da arbitragem neste fim-de-semana.

Também Vasco Santos e Bruno Paixão não podiam ser opção para o clássico, mas neste caso por questões regulamentares.

Artur Soares Dias, por fim, ficou de fora desta jornada, não tendo nenhum jogo da Liga ou da II Liga para dirigir.

ÁRBITROS DA 27ª JORNADA

Sexta-feira:

Nacional-V. Guimarães, Rui Costa (Porto)

Desp. Chaves-P. Ferreira, João Matos (Viana do Castelo)

Sábado:

Tondela-Estoril, Manuel Mota (Braga)

Boavista-Rio Ave, João Pinheiro (Braga)

Benfica-FC Porto, Carlos Xistra (Castelo Branco)

Domingo:

Belenenses-Feirense, Luís Ferreira (Braga)

V. Setúbal-Moreirense, Hélder Malheiro (Santarém)

Arouca-Sporting, Luís Godinho (Évora)

Sp. Braga-Marítimo, Tiago Martins (Lisboa)