Deco é, indiscutivelmente, o homem do momento na Superliga e sua naturalização, concretizada esta sexta-feira, que permite uma chamada à selecção nacional, é o tema de que se fala. Anderson Luís de Sousa chegou a Portugal em 1997 vindo do Corinthians, para treinar à experiência no Benfica, lembra a agência Lusa. Não convenceu Manuel José e ficou-se pelo Alverca, o clube satélite da formação da Luz.

O Alverca conseguiu a subida à I Liga nessa época de 97/98, com Deco a marcar 13 golos em 32 jogos. O Benfica e o empresário do jogador não conseguiram chegar a acordo e o brasileiro, agora português, acabou por ir parar ao Porto, ainda não ao FC, mas ao Salgueiros. Doze jogos e doze golos depois, em 98/99, o destino de Deco ficou ligado às Antas, com o F.C.Porto a não deixar escapar o jogador. Deco foi a tempo de ser campeão no ano do «penta», tendo participado em seis jogos.

Problemas físicos impediram-no de estar ao seu melhor nas épocas seguintes, mas a temporada de 2001/02 deu para a «confirmação»: 13 golos em 30 jogos na I Liga e mais seis tentos para a Liga dos Campeões. A chegada de José Mourinho ao clube, há pouco mais de um ano, permitiu a «explosão». Esta época leva sete golos em 20 jogos e é o elemento mais temido de qualquer equipa que defronte os portistas. Muito dele depende o facto de o F.C.Porto ser líder isolado da Superliga, com 13 pontos de vantagem sobre o Benfica.

Com 25 anos e agora com estatuto comunitário, Deco tem no currículo um campeonato (1999), duas Taças de Portugal (2000 e 2001) e uma Supertaça (2001).

Nome: Anderson Luís de Sousa

Data de Nascimento: 27 de Agosto de 1997

Naturalidade: S. Bernardo do Campo, Brasil

Jogos europeus: 41 (36 na Liga dos Campeões e 5 na Taça UEFA)

Golos: 9, todos na Liga dos Campeões

Jogos e golos na I Liga: 122/29

Jogos e golos na II Divisão: 32/13