Rubens Júnior, antigo jogador do FC Porto e Vitória de Guimarães, recordou a passagem por Portugal numa entrevista ao portal brasileiro ESPN, mostrando-se arrependido por uma decisão que marcou a carreira: não ter ouvido um conselho de José Mourinho, com quem se cruzou nos «dragões».

«O único arrependimento que tenho na carreira foi quando estava no Porto. Eu tinha propostas para voltar ao Brasil e o Mourinho, que tinha acabado de chegar [ao FC Porto], disse: 'Não vás embora, conto contigo para a próxima temporada. Não prometo que sejas titular, mas vais ser importante no plantel'», recordou Rubens Júnior que, «ansioso por jogar», rumaria ao Atlético Mineiro, por empréstimo.

Depois do regresso ao Brasil, Rubens Júnior voltaria a ser emprestado, desta feita ao Botafogo, antes de nova passagem por Portugal, ao serviço do Vitória de Guimarães, antes da desvinculação definitiva dos «dragões». Terminou a carreira em 2007, no Vasco da Gama.

«Era jovem e precipitei-me. Precisava de paciência para esperar pelo meu momento. Faltou-me maturidade para perceber que deveria ter ficado, esperado e participado nas conquistas do Mourinho. Mas a vida é assim», refletiu.

Com a saída do FC Porto, em 2002, Júnior 'falhou' as conquistas da Liga dos Campeões, Taça UEFA, dois campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Supertaças portuguesas.