Danilo e Jackson Martínez são dois jogadores do FC Porto com alta cotação no mercado. O lateral e o avançado despertam a cobiça de vários clubes europeus e podem abandonar o emblema azul e branco no final da presente temporada.
 
Jackson viu a sua cláusula de rescisão baixar para os 35 milhões de euros, estando vinculado ao FC Porto até 2017. Danilo, por seu turno, tem uma cláusula de 50 milhões mas o seu contrato termina em 2016 e não há avanços em relação a uma eventual renovação.«Vamos falar com os agentes do jogador e abordar a sua renovação depois da eliminatória com o Basileia. Agora, Danilo está centrado 100 por cento no FC Porto. Se o Barcelona quiser falar, aqui estou», salientou Pinto da Costa ao Mundo Deportivo de Espanha.

O presidente do FC Porto já falou, igualmente, sobre Jackson Martínez. «Assumimos que, no verão, se aparecer um clube com determinada verba que acordámos, ele sairia. Estamos conscientes desde essa altura que ele poderia sair. Isso foi combinado há meses e, considerando a enorme qualidade dele, é natural que saia», disse o presidente do FC Porto a O Jogo.
 
Danilo é outro nome em cima da mesa e tem algo em comum com Jackson Martínez: ambos viram os seus direitos económicos servirem de garantia num empréstimo bancário.
 
Um dos financiamentos do Novo Banco, de 25 milhões de euros, vence em setembro de 2015 e tem como garantia/colateral os direitos dos dois jogadores.
 
A SAD do FC Porto pode avançar para a renegociação dos termos (Danilo substituiu Mangala neste empréstimo) e prazos ou terá de saldar a dívida no arranque da próxima temporada futebolística.
 
Se os dragões venderem Danilo e Jackson Martínez neste mercado de transferências, a receita deverá servir para «o reembolso, parcial ou total, do montante no âmbito do contrato» de financiamento.
 
«Em relação ao empréstimo de 30.000.000 Euros, foi acordada a extensão do prazo de reembolso, sendo agora de 3.000.000 Euros a 15 de Setembro de 2014, 2.000.000 Euros a 31 de Outubro de 2014 e 25.000.000 Euros a 15 de Setembro de 2015 (Nota 14). De acordo com esta renegociação, caso a FC Porto SAD venha a alienar, ceder ou transferir, deixando de deter, directa ou indirectamente, a propriedade de (i) 100% dos direitos económicos do futebolista Danilo Luiz da Silva, ou (ii) 100% dos direitos económicos do futebolista Jackson Martinez, os montantes resultantes dessas alienações, líquidas de comissões, serão utilizados no reembolso, parcial ou total, do montante no âmbito do contrato», pode ler-se no Relatório & Contas da SAD do FC Porto.