Um já não está e o outro praticamente não tem jogado, ainda assim Jackson Martinez e Héctor Herrera foram os grandes destaques entre os distinguidos na gala Dragões de Ouro, que esta noite decorre no Dragão Caixa, na cidade do Porto.

O ponta-de-lança colombiano (que se transferiu para o Atlético de Madrid por 35 milhões de euros no defeso) esteve ausente da festa portista, mas agradeceu à distância o galardão de atleta do ano, que recebe pelo segundo ano consecutivo. Já o médio mexicano Héctor Herrera, que pouco tem feito parte das escolhas de Lopetegui (apesar de ter sido titular no último jogo da Liga, frente ao Tondela), recebeu o galardão para futebolista do ano, relativo à temporada 2014/15, em que fez 46 jogos e apontou nove golos, sucedendo ao lateral brasileiro Danilo (agora no Real Madrid).

Outro dos destaques é o do médio da equipa B Francisco Ramos, atleta jovem do ano, enquanto os Dragões de Ouro relativos ao atleta de alta competição do ano foram atribuídos ao andebolista Gilberto Duarte, um dos três atletas presentes na conquista dos sete campeonatos consecutivos conquistados pelo FC Porto.

Na categoria de Treinador do Ano destaque para o técnico espanhol Moncho López, que há seis épocas é responsável pelo basquetebol do FC Porto.

Na gala em que estiveram presentes dirigentes, adeptos e todos os jogadores das principais equipas dos dragões foram também distinguidos o Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, com o Dragão de Honra, enquanto o antigo colaborador do clube, Domingos Pereira, recentemente falecido, foi homenageado a título póstumo com o Dragão de Ouro Recordação.


Dragões de Ouro 2015:

Atleta do Ano: Jackson Martínez 
Futebolista do Ano: Héctor Herrera
Jovem Atleta do Ano: Francisco Ramos
Treinador do Ano: Moncho López (Basquetebol)
Atleta de Alta Competição do Ano: Gilberto Duarte (Andebol)
Atleta Amador do Ano: Diana Durães (Natação)
Atleta Revelação do Ano: Miguel Martins (Andebol)
Dirigente do Ano: Adelino Caldeira 
Funcionário do Ano: Jaime Teixeira
Sócio/Adepto do Ano: D. António Francisco dos Santos (Bispo do Porto)
Projecto do Ano: Academia de Bilhar do FC Porto
Parceiro: Coca-Cola
Casa do FC Porto Nacional: Vila Nova de Famalicão
Casa do FC Porto Internacional: Luanda (Angola)
Carreira: Manuel Ferreira Pinto (Natação)
Recordação: Domingos Pereira