Costinha está ligado a uma das páginas de ouro do FC Porto. O antigo médio integrava a equipa dos dragões que conquistou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões há mais de uma década. O atual treinador da Académica, em entrevista ao Porto Canal, contou um episódio com José Mourinho que podia ter terminado com a ligação ao clube azul e branco.

«Fiz anos a 1 de dezembro e convidei todos os jogadores do FC Porto para jantar. Isto numa terça ou quarta-feira, domingo jogávamos com o Marítimo. No final do jantar disse aos meus colegas de equipa que ia beber um copo com uns amigos de infância que vinham de Lisboa. E assumi que ia, mas não convidei nenhum dos meus colegas. Não queria ser chamado à responsabilidade por algum deles ser apanhado na noite. No FC Porto sabia-se de tudo, não valia a pena esconder-se. Acabámos por ir todos. No domingo acabamos por empatar com o Marítimo», relembrou.

Ainda assim, o pior foi a ressaca do empate com os madeirenses como recordou o antigo internacional português. José Mourinho culpou Costinha pelo resultado e abriu-lhe a porta de saída do clube.

«Quando cheguei ao Olival, vi  o carro do presidente. Era porque alguma coisa estava mal. O Mourinho entra no balneário, e ele nunca entrava no balneário dos jogadores, começa a falar e aponta para mim. 'Tu és o responsável pelo empate com o Marítimo. Levaste os jogadores para a noite no teu aniversário. Se não ganharmos o campeonato e a Liga dos Campeões a culpa é tua. Já disse ao presidente, em janeiro vais embora. Não te quero cá.' Aquilo foi tão duro que despi-me para não treinar. Mas depois lá acabei por treinar. E no relvado, durante o treino, falou-me como se nada fosse», contou.

O resto é história. Costinha continuou no plantel e contribuiu de forma decisiva para a caminhada triunfal do FC Porto de José Mourinho na conquista da Liga dos Campeões ao apontar o golo do empate em Old Trafford frente ao Manchester United nos oitavos de final.