Bruno Martins Indi «é um exemplo de profissionalismo nos treinos, nos jogos e até na vida privada». As palavras são de Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, numa reação à expulsão do jogador na derrota da Holanda com a Islândia e às críticas de que o defesa dos dragões foi alvo por parte do selecionador holandês e de Arjen Robben.

«Até posso admitir que tenha cometido um erro, embora revendo o momento, também me pareça que o vermelho é um pouco exagerado, depois de um lance disputado de forma tão intensa. Mas até posso admitir que tenha cometido um erro: daí a questionar o profissionalismo dele vai uma distância perante a qual quem o conhece não pode ficar calado», diz Lopetegui em declarações à edição online do jornal O Jogo.

Arjen Robben chegou a classificar o comportamento de Indi como pouco profissional e «simplesmente estúpido». Lopetegui não comenta diretamente essas palavras, mas deixa esta ideia: «Aquilo que posso dizer sobre essas críticas é que espero, sinceramente, que todos os jogadores holandeses sejam tão profissionais como ele e desejo-lhes as maiores felicidades para o apuramento.»