Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, na conferência de imprensa antes do jogo com o BATE Borisov, para a Liga dos Campeões.

«O FC Porto quer começar bem, fazer um bom jogo. O adversário vai esperar o seu momento para nos atacar. BATE vai obrigar-nos a fazer muitas coisas bem, durante muito tempo, para podermos ganhar».

«É uma equipa muito organizada, com muita experiência europeia, que esteve três vezes em quatro anos na fase de grupos, que está há 22 jogos sem conhecer a derrota. É uma equipa cheia de internacionais, que prepara quase exclusivamente a Liga dos Campeões porque ganha a liga nacional por 15/20 pontos de diferença».

[É a equipa menos forte do grupo?] «Estamos na fase de grupos da Liga dos Campeões. O BATE tem um nível alto. O Lille, por exemplo, que nós eliminámos e ficou de fora, é hoje o líder na Liga francesa. Não penso sobre quem é melhor, foco-me em preparar bem os jogos, sempre».

[O BATE não vence fora há dois anos nas competições europeias] «Sou muito pragmático: o que fizemos antes, e o que eles fizeram antes, não importa. O que importa é o jogo de amanhã. Se eu soubesse que o aconteceu antes me garantia dois golos... mas as coisas não são assim».

[Pressão por causa do mau resultado da época passada?] « A equipa tem fome e muita vontade de jogar a Liga dos Campeões. É isso que tenho notado nos jogadores. Vejo-os com entusiasmo, com vontade de disfrutar, de serem competitivos, de fazerem bem as coisas, seja contra quem for».

[Regresso de Alex Sandro e ausência de Oliver Torres] «Alex Sandro vai estar. Valorizamos sempre os jogadores que estão, não falamos sobre os que infelizmente não podem competir».