O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, não quer ouvir falar em poupanças no jogo de terça-feira com o BATE Borisov para a Liga dos Campeões. Apesar de defrontar um adversário que os dragões venceram por 6-0, e com a equipa azul e branca já apurada para os oitavos de final da prova, o treinador garante que o FC Porto não vai facilitar.
 
«Já concretizámos o objectivo de nos qualificarmos para a fase seguinte, agora queremos fazê-lo em primeiro lugar. Mas teremos de ser capazes de superar uma boa equipa. Não vamos deslumbrar-nos porque temos experiência suficiente para saber que no futebol, o que vamos tirar do jogo, é o que fizermos em campo. O passado não serve para nada. Esta equipa ganhou aqui ao Athletic Bilbao. E ainda pode qualificar-se para os oitavos. Depende apenas dela, por isso, é um jogo importantíssimo para o BATE, assim como para nós», disse o treinador na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

«Temos que valorizar o rival», avisou Lopetegui. «Uma equipa que vence tantas ligas, que se qualifica consecutivamente é porque tem argumentos e não podemos desvalorizar isso», frisou, recusando qualificar o BATE de adversário acessível.
 
Apesar de não querer levantar o véu sobre o onze, o treinador recusou a ideia de fazer poupanças. «Todos jogadores já estão bem, já assentaram depois da seleção, tivemos tempo suficiente para descansar e preparar o jogo. Não há problema. Nem todos os clubes têm a sorte de ter 14 jogadores na seleção, mas é mais uma consequência da qualidade que temos na equipa. O onze será o que consideramos indicado para o jogo».

VEJA OS CONVOCADOS DO FC PORTO

Ao contrário do que é habitual, o FC Porto viajou no dia anterior ao jogo e abdicou do tradicional treino de adaptação ao relvado no qual vai jogar. «Fizemo-lo porque consideramos este jogo importantíssimo para nós. Por questões logísticas, achámos que seria melhor para os jogadores sair na véspera, para não se ressentirem tanto do desgaste de uma viagem longa».
  
Questionado sobre o clima de inverno rigoroso, com gelo e neve, que os dragões encontraram na Bielorússia, Lopetegui diz que isso não pode ser desculpa. «As temperaturas são as que são, o terreno estará nas condições que estiver, e nós teremos que ser capazes de superar mais esta condicionante. Será mais uma prova». 

[artigo original: 19h30]