Julen Lopetegui continua a encarar cada jogo como se fosse o mais importante da temporada, sem olhar para trás ou para a frente. O treinador do FC Porto vincou essa ideia na antevisão do embate com o Shakhtar Donetsk.

Confrontado com os três empates consecutivos da Liga, e de que forma isso poderia afetar a equipa na Champions, o técnico espanhol separou as águas.

«É uma competição totalmente diferente, em que estamos a 100 por cento. Sempre que entramos numa nova competição e num novo jogo não fazemos contas ao que nos convém. O que importa é que temos vontade de atacar e defender bem, frente a um adversário muito difícil e de grande nível. As contas não valem para nada no futebol», disse, em declarações reproduzidas pelo site oficial do clube.

Lopetegui espera um adversário difícil: «É um jogo de Champions, frente a um rival magnífico, uma grande equipa, com óptimos jogadores e tradição na prova, que tem um treinador com uma experiência excepcional e grande conhecimento da competição. Esperamos um jogo difícil, duro e exigente. Sabemos como o Shakhtar joga e é normal que eles conheçam tudo em relação à nossa equipa. Nós queremos, como sempre, ser protagonistas, fazer um bom jogo, competir bem e fazer um bom resultado.»

O Shakhtar Donetsk vai jogar em Lviv, tal como tem acontecido no passado recente, mas o técnico relativa a questão.

«A equipa já está a competir aqui há muito tempo. É um campo peculiar, que até me parece que pressiona mais o adversário porque o estádio se enche. Nesse aspecto, não há diferenças. Há condições para ser um bom jogo, atractivo, frente a uma equipa muito boa em todos os aspectos, num ambiente bonito e exigente. Gostamos de competir com as grandes equipas», frisou.

Julen Lopetegui foi ainda questionado sobre as críticas de Bruno de Carvalho e Jorge Jesus, considerando que o técnico espanhol «chora demasiado». O treinador do FC Porto optou por não responder.

[artigo original: 18h17]