Vincent Aboubakar fez, este domingo, o primeiro hat-trick ao serviço do FC Porto e, mais do que isso, fez apenas o segundo na carreira desde que chegou à Europa. Os três golos apontados ao Moreirense constituem registo raro na carreira do camaronês.

A última vez que Aboubakar festejara três vezes no mesmo jogo foi logo no ano em que se estreou na Europa, então ao serviço do Valenciennes, de França.

Num jogo da Taça da Liga frente ao Boulogne, Aboubakar, então com apenas 18 anos, marcou três golos numa goleada de 4-0. Aliás, esses foram os primeiros golos do avançado no futebol Europeu, no jogo em que se estreou a titular. Antes desse dia 26 de outubro de 2010, Aboubakar limitara-se a sair do banco em alguns jogos, merecendo a oportunidade numa competição secundária e conseguindo, então, causar impacto.

Para se ter uma ideia, quando Aboubakar festejou o último hat-trick antes deste, o FC Porto vivia dos golos de Falcao e Hulk, no início de um ano que seria de sonho, com a conquista de campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa, sob a égide de André Villas-Boas.

Veja o primeiro hat-trick «europeu» de Aboubakar:

Por três vezes o hat-trick ficou à porta

No seu registo ao serviço do FC Porto, Aboubakar conta com três jogos em que bisou. O hat-trick «bateu na trave» na receção ao V. Guimarães e nos terrenos de Dínamo Kiev, para a Champions, e Boavista, para o campeonato, sempre na Liga 2015/16, o seu melhor ano vestido de azul e branco, com 18 golos.

Na época passada, ao serviço do Besiktas, chegou aos 19 mas também nunca festejou por três vezes no mesmo jogo. Bisou em duas ocasiões.

Registe-se ainda que o pecúlio de quatro golos em três jogos constituem o melhor arranque da carreira de Aboubakar na Europa. O mais perto que tinha ficado foi em 2015/16, no FC Porto, quando fez três golos nos três primeiros jogos.

Na altura, aumentou o registo até aos seis golos em cinco jogos, marcando três nos dois seguintes, meta que pode, agora, tentar alcançar, nos duelos com Sp. Braga e Desp. Chaves.