Ficou célebre a frase utilizada por Conceição no momento em que foi apresentado no Estádio do Dragão. «Vim para ensinar, não vim para aprender», referiu o técnico na altura. Esta sexta-feira, em conferência de imprensa, Sérgio Conceição explicou a ideia que tentou transmitir inicialmente.

«Essa frase foi dita numa sequência de várias perguntas que me deram a entender que não estava preparado para treinar uma grande equipa. Tinha a consciência de que ia ser difícil, mas sabia que era capaz de levar este grande barco para a frente. Sei a qualidade que temos (equipa técnica). Foi com o intuito de alertar. Enquanto treinador do FC Porto sabia que ia ter um grupo de atletas de grande qualidade e queria aplicar todos os dias o meu conhecimento», afirmou, antes de continuar o raciocínio.

«Aprendo todos os dias. Aprendo com o arrumador de carros, aprendo com a senhora que me vende o peixe, às vezes a minha mulher também me ensina coisas muito importantes. Aprendo com os meus jogadores e com a minha equipa técnica. Aprendemos todos os dias e quando deixamos de o fazer, é mau sinal.»

Casillas é um dos vários jogadores que termina contrato com o emblema portista no final da época. Sérgio Conceição foi evasivo quando convidado a comentar uma eventual permanência do guarda-redes espanhol.

«Perdoem-me. A partir de segunda-feira poderei responder a algumas dessas questões. Amanhã jogamos contra o Vitória e sinceramente estar a falar de mercado… não vou fugir ao que tem sido o meu discurso, embora perceba a curiosidade», sublinhou.

Sérgio Conceição conquistou a Liga no ano de estreia no FC Porto. Caiu nas meias-finais de ambas as taças e cumpriu o objetivo de alcançar os oitavos de final da Liga dos Campeões. O trajeto é positivo, mas o técnico já aponta à conquista do bicampeonato.

«Temos de pensar já no próximo campeonato. É o que está na nossa mente. Vou-vos confidenciar uma coisa. Conversei com os capitães antes do treino e o Héctor disse “mister, as pessoas passam por mim na rua e nem dão os parabéns. Dizem que sábado é para ganhar”. O objetivo é vencer o Vitória. O FC Porto vive de títulos e de vitórias. O nosso foco é o próximo jogo», finalizou.