Um FC Porto apostado em conquistar os três pontos. É essa a promessa de Nuno Espírito Santo a dois dias do clássico no Estádio da Luz, frente ao Benfica.

Danilo Pereira, por exemplo, disse após o Portugal-Suécia que o fundamental é não perder com a formação encarnada. Um empate seria portanto um resultado aceitável para os dragões? Nuno rejeita a ideia.

«Temos a consciência do que temos de fazer e vamos para todos os jogos para a vencer. Não nos passa pela cabeça outro cenário que não esse, em todos os jogos, numa luta que será até ao fim do campeonato», começou por dizer.

O Benfica-FC Porto é uma final, concorda Nuno Espírito Santo. Mas não mais que o FC Porto-Belenenses ou o Sp. Braga-FC Porto, os compromissos seguintes.

«O FC Porto está impossibilitado de perder pontos e todos os jogos são finais, da primeira à última jornada. Vamos ao Estádio da Luz competir com a ambição de conquistar três pontos», garante.

Nuno considera que o desfecho do clássico terá grande impacto na classificação da Liga, numa altura em que o Benfica tem um ponto de vantagem sobre os dragões. «Determinante, mas não decisivo», diz o técnico.

«É um jogo importante, um jogo diferente, que para o nosso adepto significa muito. Para a classificação pode ser determinante, embora não decisivo. É com o objetivo de conquistar três pontos que vamos competir na Luz», repetiu.

Perante este cenário, o treinador do FC Porto considera que o mais importante é controlar as emoções dos seus jogadores. A motivação está lá, precisa somente de ser doseada para evitar descontrolo emocional: «Será essencialmente um jogo de emoções. Enquanto equipa jovem, temos vindo a melhorar nesse aspeto. Neste jogo, não será preciso tanta motivação mas sim controlo de emoções.»