O plantel do FC Porto trocou o equipamento pelo fato de gala e respondeu a rigor à chamada para a Gala dos Dragões de Ouro, que se realizou esta segunda-feira no Dragão Caixa.

A cerimónia juntou a família portista e os jogadores do plantel da equipa de futebol foram, naturalmente, dos mais saudados. Três deles, de resto, receberam Dragões de Ouro. Ruben Neves foi a Revelação do Ano; Danilo o Futebolista do Ano; e Jackson Martínez o Atleta do Ano, repetindo a eleição do ano passado.

Foi Julen Lopetegui, que chegou à Gala acompanhado da equipa técnica, a entregar o troféu a Ruben Neves, ao passo que Danilo recebeu-o das mãos de Antero Henrique e Jackson de Reinaldo Teles.

O plantel portista esteve quase todo na cerimónia. Faltou, apenas, Brahimi, que se deslocou a Madrid, onde recebeu o prémio de Melhor Africano da Liga Espanhola. No final da Gala, o apresentador Júlio Magalhães anunciou esse momento como surpresa de última hora.

De resto, todos foram chegando.

Quaresma, por exemplo, surgiu quase em simultâneo com o presidente portista Pinto da Costa. Também as novas caras como Adrian López, Tello, Indi, Oliver ou jogadores que têm estado essencialmente na equipa B como Otávio, Campaña, Tiago Rodrigues ou Kelvin integraram-se no espírito azul e branco que dominou a noite.

Sardoeira Pinto e Hernâni Gonçalves receberam distinções a título póstomo. O primeiro o Dragão de Honra e o segundo a Recordação do Ano.

A Gala contou ainda com outras figuras mais ou menos identificadas com o clube. Figuras do mundo da política como Luís Filipe Menezes, da música (Miguel Guedes e Gisela João), moda (Miguel Vieira), modalidades (Vítor Hugo) ou de outros clubes (Thiago Ribeiro, do Estoril, e Álvaro Braga Júnior, do Boavista).

Fernando Gomes, presidente da Federação, e Joaquim Oliveira, presidente da Olivedesportos, foram outras figuras notadas.

A Gala contou com os habituais momentos de música e comédia que intermediaram a entrega dos prémios. Destaque para um momento em que foi sugerido que os jogadores portistas do passado e outros do presente têm nomes difíceis de mais e deveriam «aportuguesá-los».

«Por que não em vez de Jackson Martínez, Joaquim Martins? Até o treinador, Lopetegui? Que nome é esse? Por que não Lopes?», atirou o ator Luís Ismael, arrancando gargalhadas ao técnico espanhol e em toda a plateia. 

Lista de vencedores:

Atleta do ano: Jackson Martínez

Futebolista do ano: Danilo

Revelação do ano: Rúben Neves

Treinador do ano: Ljubomir Obradovic (andebol)

Atleta de alta competição do ano: Quintana (andebol)

Atleta amador do ano: Pedro da Clara e Carla Oliveira

Jovem do ano: Maria Francisca Cabral (natação)

Projeto do ano: Museu BMG

Dirigente do ano: Luís Fernandes

Funcionário do ano: Bruno Pinto

Prémio Carreira: Eduardo Braga

Dedicação: José Luís

Sócio do ano: Eduardo Vítor Rodrigues (presidente da Câmara de VN Gaia)

Parceiro do ano: Unicer

Recordação: Hernâni Gonçalves

Dragão de Honra: Sardoeira Pinto

Casa nacional: FC Porto São Miguel/Santa Maria (Açores)

Internacional: FC Porto de Jersey (EUA)