O FC Porto recebe o Tondela e ataca a liderança do campeonato, na abertura da jornada 22, nesta sexta-feira. Os dragões são a equipa com melhor aproveitamento em casa, mas também dos poucos na Europa que lideram a Liga nesse aspeto e não o fazem na tabela total. 

O treinador Nuno Espírito Santo afirmou, desde início, que o Dragão teria de ser uma fortaleza. A julgar pelo que acontece na Europa, o técnico tem absoluta razão em pensar assim: dos 43 líderes dos campeonatos que decorrem na UEFA, 38 têm fortalezas como o Dragão, ou seja, detêm o melhor registo em casa dessa liga.

À entrada para a jornada 22, o FC Porto defende o forte perante um Tondela que já o arrombou na época passada, numa das grandes histórias de David vs Golias que o recinto viveu.

O caso do Bayern Munique

Da Premier League à Superliga do Kosovo. A UEFA tem 55 associações e, neste momento, 43 campeonatos cujo final ainda não é conhecido. Na maioria deles, em 38 dos 43 para ser-se exato, lidera a equipa que tem melhor registo em casa, como acontece com os portistas.

Nos cinco grandes, Premier League, La Liga, Serie A, Ligue 1 e Bundesliga, isso apenas não sucede nesta última.

O poderoso Bayern Munique é o clube da Europa dos grandes que vai na frente do campeonato, mas que em casa se comporta pior do que outros. Neste caso, o RB Leipzig, segundo classificado na Alemanha, é quem tem mais pontos conquistados até ao momento.

Porém, a formação com melhor percentagem de pontos conquistados no próprio estádio é o Hertha de Berlim, pois tem menos um jogo que bávaros e o clube da antiga RDA.

Os restantes campeonatos europeus em que existe uma situação idêntica à do FC Porto são Roménia (Univ. Craiova), Sérvia (Vojvodina), Arménia (Gandzasar) e Malta (Balzan). 

Na Turquia, Rep. Checa, Rússia e Azerbaijão o primeiro classificado (Besiktas, Slavia Praga, Spartak Moscovo e Qarabag) tem menos pontos conquistados em casa do que os perseguidores, mas tem menos jogos também.

Ou seja, aqueles quatro têm melhor aproveitamento, pois basta vencerem os jogos a menos.

Dizem os campeonatos europeus que se o FC Porto for a melhor equipa em casa é provável que seja também o líder.

Obviamente, essa é uma questão à qual o Benfica também levanta o braço para responder.

Sexta vitória, como na última liderança?

O FC Porto não perde na Liga há 18 jogos. Ou seja, desde que visitou o José Alvalade, no clássico da primeira volta. Vem, também, na melhor série da temporada.

Não perde há seis partidas consecutivas em todas as competições, mas mais relevantes são as cinco vitórias seguidas.

É o melhor momento da época e, caso consigam bater o Tondela, os dragões fazem seis triunfos consecutivos, precisamente o registo que valeu a última liderança isolada no campeonato.

Na época passada, o FC Porto conseguiu uma série de meia dúzia de vitórias consecutivas na Liga. Precisamente quando meteu a sexta ultrapassou o Sporting, que perdera frente ao União, na Madeira.

Nesse fim de semana, os dragões jogaram depois dos rivais, ao contrário do que sucede neste.

A 20 de dezembro de 2015, o FC Porto celebrou uma vitória sobre a Académica e a última liderança isolada que teve na Liga

Com o Benfica em Braga no domingo, os azuis e brancos querem de novo colocar pressão nos encarnados, conforme tem vindo a referir Nuno Espírito Santo ao longo das comunicações que tem feito.

Curiosamente, foi nesta jornada, mas referente à primeira volta, que o Benfica assumiu o comando da Liga. Está lá desde então. O FC Porto deseja-o e para lá chegar terá de fazer o que tem vindo a fazer: do Dragão uma fortaleza. Se dúvidas houver, é somar os únicos dois pontos lá perdidos e subtrair um a quem lá empatou, para se perceber a importância de vencer em casa.

É relevante, diz a nossa Liga, e dizem quase todas as outras na Europa.