A figura: Ivan Marcano
Não esperaria um papel tão importante na estreia. Contratado para servir de alternativa a Maicon e Martins Indi, recebeu a primeira oportunidade no dérbi da Invicta e teme de assumir a liderança do setor mais recuado face a expulsão prematura de Maicon. O esquerdino respondeu a grande altura, pouco ou nada falhando perante investidas axadrezadas em igualdade numérica. Foi a melhor notícia para o F.C. Porto esta noite e está preparado para disputar o clássico.

O momento: Maicon sem nexo
O F.C. Porto entrara melhor no encontro e procurava a vitória com meia dúzia de caras novas no onze. Porém, seria uma das unidades mais experientes (sub-capitão de equipa) a comprometer as aspirações. Perto da linha de meio-campo, teve uma entrada dura sobre Anderson Correia e Jorge Ferreira decidiu-se pela expulsão. Aceita-se. Erro tremendo de Maicon, que falha o clássico e terá custado pontos aos dragões.

Outros destaques:

Brahimi
Sem a capacidade para fazer a diferença como em outras situações, foi ainda assim uma das unidades mais incisivas do F.C. Porto, conseguindo por vezes disfarçar a inferioridade numérica dos azuis e brancos. Não chegou, desta vez.

Anderson Correia
Tem sido um dos jogadores com melhor rendimento neste novo Boavista, montado com limitações para sobreviver nesse regresso à Liga. Lateral esquerdo de raíz, o brasileiro surgiu mais adiantado no terreno de jogo e provocou a expulsão de Maicon. Para além disso, teve nos pés a melhor oportunidade de golo do Boavista, atirando às malhas laterais em cima do intervalo. Na segunda parte, cumpriu como lateral.

Mika
O vice-campeão do Mundo de sub-20 volta a aparecer no radar, agora na baliza do Boavista. Sem assinar uma exibição assombrosa, já que os avançados do F.C. Porto não obrigaram a defesas de elevado grau de dificuldades, denotou segurança pelos ares e concentração até ao apito final, segurando o empate para os axadrezados.