Dezoito jogos oficiais, zero grandes penalidades assinaladas a seu favor. Os dados são «curiosos» para Julen Lopetegui, que na conferência de imprensa de antevisão do jogo frente ao Tondela, hoje, no Olival, abordou esse tema para dizer que o FC Porto é provavelmente «a única equipa da Europa que ainda não teve uma grande penalidade a favor».

«É um facto. Qualifiquem-no vocês. Ninguém sabe quem é o especialista em grandes penalidades do FC Porto. Estamos quase em dezembro… É curioso. Contudo, estamos sobretudo focados em jogar bem», afirmou Lopetegui, que acerca da diferença pontual para o Sporting (cinco pontos, mas menos um jogo disputado) preferiu falar sobre o calendário que tem pela frente, antes de defrontar os leões a 2 de janeiro: «Não olhamos para o que fazem os demais. Temos de ganhar os nossos jogos e agora toca-nos o Tondela. É o nosso único foco. Somar o máximo de pontos e quando chegar o momento de defrontar o Sporting, chegará. Até lá, temos de vencer adversários difíceis.»

Acerca do sorteio da Taça, que teve lugar na quinta-feira, Lopetegui também foi parco em palavras sobre a deslocação ao terreno do Feirense para a quinta eliminatória da prova: «Na Taça de Portugal tocou-nos quem tocou e no momento certo falaremos sobre eles. Felizmente estamos em várias frentes esta é uma competição que também queremos ganhar...»