O FC Porto oficializou, esta quinta-feira, a renovação de contrato com Sérgio Conceição.

O prolongamento do vínculo do treinador com o clube portista já tinha sido, de resto, anunciado pelo presidente atual na passada quarta-feira. Conceição, de 49 anos, fica assim ligado aos dragões até 2028, conforme noticiou oportunamente Maisfutebol e referiu Jorge Nuno Pinto da Costa.

Recrutado ao Nantes no verão de 2017, Conceição liderou o FC Porto nas últimas sete temporadas e alcançou 270 vitórias em 374 encontros, tendo conquistado dez títulos. Tornou-se ainda no treinador com mais jogos e mais vitórias alcançadas ao leme dos azuis e brancos, superando os registos que pertenciam a José Maria Pedroto.

Conforme noticiou o Maisfutebol e a CNN, o acordo com Conceição prevê a rescisão por parte do treinador ou do novo presidente caso Pinto da Costa não seja reeleito nas eleições do clube que se vão realizar no próximo sábado, dia 27 de abril, ou seja, daqui a dois dias.

Importa referir, no entanto, que este anúncio contradiz o que os próprios Pinto da Costa e Sérgio Conceição disseram meses antes das eleições.

«Acha que algum treinador de algum clube vai renovar o contrato sem saber com quem vai trabalhar? Há uma coisa que eu não quero: primeiro, eu não estou em período eleitoral e não quero envolver nenhum profissional de futebol nesta matéria», disse o dirigente portista, numa entrevista a 21 de novembro.

Por seu turno, o treinador alinhou no mesmo discurso. «(...) O presidente, que tem só 40 anos de presidência e é o mais titulado do mundo... não é no fim de um mandato que se vai renovar com o treinador», defendia então Conceição, a 2 de fevereiro.