Ricardo Costa já é uma das surpresas do mercado. O central assinou com o Tondela, regressando a Portugal pela porta de um clube pequeno, que luta todos os anos para não descer de divisão.

No passado recente, porém, o internacional português esteve perto de Sporting e FC Porto. Foi o próprio quem o revelou em entrevista ao jornal Record.

«É verdade, estive a um pequeno passo de representar o Sporting e, por mim, isso teria sucedido», começou por dizer.

«Queria muito voltar a Portugal, ainda mais pela porta de um grande, mas acabou por não haver entendimento e abriram-se outras possibilidades, o Olympiakos e o PAOK, e optei por esta última. O treinador, Marco Silva, queria muito que eu viesse e falei com o Rui Patrício, meu colega na Seleção, e vários outros jogadores. Estava entusiasmado com a possibilidade que se abria mas tudo se complicou na parte financeira. Fiz várias cedências, tudo o que era possível para proporcionar um acordo, mas o mesmo não aconteceu do outro lado.»

Também nesse ano, em 2014, Ricardo Costa podia ter assinado pelo FC Porto. 

«Estive perto de voltar ao Dragão e esta tudo muito bem encaminhado mas o treinador, Lopetegui, preferiu o Marcano. Foi pena não se ter concretizado nenhuma dessas possibilidades, pois gostaria de ter voltado a jogar num grande em Portugal, mas, por outro lado, tive a oportunidade de jogar noutros campeonatos e de viver experiências fantásticas.»