Jurgen Klopp, treinador do Liverpool, vai ter, esta quarta-feira, o primeiro jogo da carreira frente a uma equipa portuguesa, o FC Porto, para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Contudo, tem bastante experiência em duelos com treinadores portugueses, embora venha numa sequência bastante negativa.

Ao todo, são 12 os jogos do treinador alemão contra treinadores portugueses, saldados por três vitórias, quatro derrotas e cinco empates.

Desde que assumiu o Liverpool, já realizou sete jogos contra treinadores portugueses e só uma vez venceu, por sinal à primeira tentativa, com uma vitória por 3-1 sobre o Chelsea de José Mourinho. De lá para cá nunca mais venceu e já lá vão seis jogos.

Em 2016/17, o Liverpool averbou dois empates com o Manchester United, de Mourinho, ambos na Liga inglesa (0-0 e 1-1), antes de ser derrotado pelo Hull City, de Marco Silva, por 2-0.

Já esta temporada, o percurso dos reds e de Klopp no campeonato começou precisamente frente a Marco Silva, que conduziu o Watford a uma igualdade 3-3, à qual se seguiu novo nulo com o United, de Mourinho (0-0).

Por fim, há três semanas, Carlos Carvalhal, o mais recente técnico luso a chegar à Premier League, levou o Swansea a um triunfo pela margem mínima (1-0).

Agora é a vez de Sérgio Conceição tentar manter a tendência.