A conferência de imprensa de rescaldo da vitória do FC Porto sobre o Arouca teve um momento nada, nada habitual nestas circunstâncias. Nuno Espírito Santo, quando questionado sobre o chamado «jogar à Porto», baixou o micro, segredou algo ao diretor de imprensa Pedro Amorim que saiu da sala, enquanto o técnico se levantava.

O diretor voltou com um quadro e um marcador que colocou ao lado da mesa da conferência de imprensa. Nuno pegou num dos microfones que servem para os jornalistas colocarem questões e…deu uma aula.

«Têm tempo, não é?», questionou, de início. Depois começou. Desenhou um boneco que disse ser um jogador do FC Porto. Por baixo, três pilares.

«O jogador do FC Porto assenta em três pilares ,que eu no primeiro dia que cheguei falei: compromisso, cooperação e comunicação. Para jogar à Porto é preciso isso», explicou. Depois, desenhando com a caneta uma junção acrescentou: Se dissemos que isto é a união, temos o que é fundamental para o FC Porto. Isto é a base, é o primeiro passo. Se acrescentarmos a nossa determinação, temos a nossa atitude. Esta é a atitude que nós queremos. Independentemente do sistema, esta é a base. As vitórias são determinantes mas isto é a base», continuou.

Numa segunda folha, Nuno desenhou um campo de futebol e explicou as metas do FC Porto: «Quando temos isto que falei anteriormente, temos a nossa visão. Não interessa o sistema, interessa é que o nosso campo se reduza a 65 metros, porque estamos mais perto da baliza.»

Depois disso sentou-se, sempre a falar:«Primeiro a base, depois o treino, jogo e competição É o que queremos para acabar com este ciclo de três anos sem ganhar.»

«Segunda-feira temos a gala dos Dragões de Ouro e daqui a um ano queremos ter o título que vamos festejar», finalizou.

Na sequência foi questionado se, por ter uma equipa jovem, o discurso é mais facilmente absorvido. Respondeu assim: «Todos absorvem este discurso. Começou quando começamos a trabalhar. Todos estão capacitados para isso. Os mais veteranos também têm a necessidade do compromisso diário com o FC Porto.»