Cinco vitórias, 17 golos marcados e zero sofridos até agora. Assim se resume, até agora, a pré-temporada do FC Porto.

Os dragões carimbaram hoje, frente ao Cardiff City, esse quinto triunfo consecutivo, num jogo em que ganharam por 4-0 e foram, acima de tudo, eficazes.

Com Navarro e Otávio no banco, Conceição deu a titularidade a nomes como Romário Baró e Toni Martínez.

Apesar da vantagem confortável com que foi para o intervalo, o FC Porto pouco mais mostrou durante a primeira parte do que os dois golos marcados.

Para que tenha uma ideia: os dois tentos, apontados aos 16m e 45m, foram mesmo os únicos remates que os azuis e brancos fizeram em 45 minutos.

O Cardiff foi melhor – teve maior presença atacante, mais jogadores em evidência, como Ojo… mas faltou-lhe a eficácia.

Por duas vezes, o extremo dos galeses esteve perto de marcar.

Na primeira, valeu Zaidu a cortar em cima da linha de golo; na segunda, Diogo Costa fez a melhor defesa do primeiro tempo, depois de um remate em jeito do jogador inglês.

Ao intervalo, Conceição lançou Otávio e Eustáquio… e os dragões melhoraram.

Logo a abrir a segunda parte, o FC Porto beneficiou de um penálti, num lance confuso que envolveu Galeno.

O árbitro foi ao VAR, apontou para a marca de penálti e Taremi converteu (50m).

O FC Porto da segunda parte foi outro. Apesar de continuarem a não deslumbrar, os azuis e brancos mostraram outra cara – o peso de Otávio no meio campo é, de resto, mais do que evidente.

Quanto ao Cardiff, mesmo com Aaron Ramsey já em campo, praticamente deixou de existir no segundo tempo.

Os cerca de 5 mil adeptos no Estádio Algarve tiveram ainda tempo para ver um golo do único reforço dos dragões até agora.

Fran Navarro (ex-Gil Vicente) intercetou um passe e, na cara com o guarda-redes adversário, rematou para o fundo da baliza.

O FC Porto ganhou por 4-0, mostrou eficácia, segue invicto na pré-época… e a Supertaça daqui a cerca de duas semanas, frente a um Benfica que também está forte, promete.