O elogio surgiu sem aviso. Paulo Fonseca considera Jackson Martinez «o melhor profissional» que já treinou.

O colombiano teve uma noite infeliz em Frankfurt, possivelmente uma das piores de dragão ao peito, e está com um problema físico.

Ora, perante estas duas constatações, o treinador do FC Porto fez questão de moralizar publicamente o ponta-de-lança. Se não jogar Jackson, joga Ghilas no D. Afonso Henriques.

«A opção pelo Ghilas é óbvia, mas é importante nesta altura dizer que o Jackson será talvez o maior profissional que já encontrei no futebol. É uma pessoa séria no trabalho e nas relações, com um comportamento fantástico. Voltará ao seu melhor muito brevemente», disse Fonseca.

A evolução de Ghilas, acompanhada pelos problemas de Jackson, pode então dar finalmente a titularidade ao argelino no campeonato.

«O Ghilas tem tido momentos importantes na equipa. Possivelmente será uma opção válida para este encontro, até em função dos problemas físicos do Jackson. Esta é a evolução natural de um jogador que vem de um clube que lutava para não descer», sublinhou Fonseca.

«Precisa de tempo para crescer num contexto completamente diferente. Não só o Ghilas, mas todos os outros nessas circunstâncias».