Ricardo Pereira é uma das figuras do FC Porto neste arranque de temporada. O jovem lateral ganhou a titularidade a Maxi Pereira no corredor direito da defesa e salienta que a passagem pelo campeonato francês o ajudou a crescer para poder finalmente afirmar-se nos azuis e brancos.

«Estes dois anos que passei em Nice foram muito bons para mim: jogar regularmente e ganhar confiança é muito importante, tal como o facto de já conhecer a maioria dos colegas de equipa no FC Porto. Estamos todos a puxar para o mesmo lado, existe um bom ambiente em torno do grupo e penso que isso passa cá para fora. As vitórias ajudam e há que continuar este caminho. Não chega o que já fizemos. Temos de continuar assim até final», afirmou o lateral portista de 23 anos, detalhando em seguida que o trabalho psicológico ajudou a este crescimento do FC Porto: «Queremos mostrar que o que se passou nos últimos anos não corresponde à verdade. Acreditamos em nós próprios, no colega que está ao lado, no treinador e nas ideias dele.»

Ricardo falou após a vitória do FC Porto sobre o Mónaco, por 3-0, num regresso feliz à Cote d’Azur (Nice, onde jogou nas últimas duas épocas, fica ali bem perto: a 25 quilómetros).

Sem querer ainda abordar o Clássico de Alvalade, o jogador destacou a estratégia montada por Sérgio Conceição para o jogo do Mónaco, que funcionou em pleno: «Sabíamos que depois da derrota em casa (frente ao Besiktas) tínhamos de fazer um bom jogo aqui. O Mónaco é uma equipa muito forte, mas sabíamos dos pontos fortes deles e tentámos bloqueá-los. Felizmente, conseguimos a vitória e por números expressivos. (Secar Lemar e Diakhaby?) Não fui só eu. A nossa equipa esteve muito compacta a defender.