O São Paulo oficializou a continuidade de Maicon com um vídeo partilhado nas redes sociais mas não se pronuncia oficialmente sobre os contornos do negócio e o mesmo acontece do lado do FC Porto. O pai do central já confirmou que este vai assinar pelo clube brasileiro por quatro épocas.

Os restantes detalhes vão sendo avançados pelos jornais de Brasil e Portugal - com algumas informações vindas de dirigentes do São Paulo - sem selo oficial. Por lá apontam para um valor entre os cinco e os seis milhões de euros. É certo, de qualquer forma, que o FC Porto garantiu 50 por cento dos direitos económicos de Lucão e Inácio.

Os brasileiros garantem que os jovens seguem de imediato para o Porto e que chegam na próxima segunda-feira. Os dragões não se pronunciam sobre essa questão. Se tal de facto acontecer, a equipa B deve ser o destino imediato.

Mas quem são e quanto valem Lucão e Inácio?

Lucas Cavalcante Silva Afonso, vulgo Lucão, é natural de Brasília e tem atualmente 20 anos. Produto da formação do São Paulo, o central fez a sua estreia pela formação principal em 2013, com apenas 17 anos.

Internacional sub-20 pelo Brasil, Lucão não mais saiu do plantel principal e fez perto de 50 jogos em 2015. Nos últimos meses, porém, ficou marcado por alguns erros e foi alvo de contestação por parte dos adeptos. Aliás, muitos brincam com o FC Porto por ter aceite o jovem como contrapartida no negócio de Maicon.

Lucão pode igualmente jogar como médio defensivo. Na internet é possível encontrar diversos vídeos com falhas do jogador. Aqui fica o que ele faz de melhor.

Inácio Carneiro dos Santos, ou simplesmente Inácio, nascido em Conceição do Coité (Bahia) há 20 anos, joga preferencialmente como lateral ou ala esquerdo. Destacou-se no Esporte Clube Bahia, em 2013, e rumou ao São Paulo no ano seguinte.

Em 2014 chegou a ser o melhor marcador do São Paulo no Campeonato Paulista de sub-20, mesmo partindo do setor defensivo. Desde então tem reforçado a sua posição no clube, onde é encarado como um jovem com enorme potencial.

De qualquer forma, Inácio ainda não chegou à equipa principal do São Paulo e vai atuando pelos sub-20.