Depois de três jornadas em que se mantiveram distâncias no trio da frente, nesta 11.ª ronda o FC Porto ficou mais líder e o fosso dos dragões aumentou mais uns metros em relação a um dos adversários.

Os pupilos de Conceição cumpriram a missão de vencerem em casa o Belenenses por 2-0, que assim saiu do primeiro terço da tabela por troca com o Rio Ave (que venceu no Estoril por 2-0), e colocaram pressão sobre os rivais que jogaram no dia seguinte.

Se o Benfica passou em Guimarães com o mesmo resultado (1-3) com que havia vencido o Desp. Aves na última deslocação, o Sporting tropeçou em casa e viu aumentar para o dobro a distância para o topo.

No jogo grande do fim-de-semana, a equipa de Jorge Jesus cedeu o terceiro empate (segundo em casa) na Liga, mesmo assim conseguido apenas no último momento do jogo diante de um Sp. Braga que vinha de cinco jornadas vitoriosas.

O 2-2 em Alvalade faz com que o Sporting esteja agora com menos quatro pontos do que o FC Porto e tenha apenas um de vantagem sobre o Benfica.

Por sua vez, o Marítimo foi à Feira vencer por 1-0 e igualou os bracarenses na tabela (ambos com 22 pontos).

Outra vitória forasteira importante foi a do Desp. Aves (0-1), em Setúbal. Enquanto nos jogos com mais golos desta jornada, o Tondela venceu o Boavista (3-2) com uma sensacional reviravolta no marcador, e o Desp. Chaves também deu a volta ao marcador no triunfo sobre o Paços de Ferreira (4-2).

Ambas as equipas aproveitaram o fator casa para darem passos importantes para escaparem à zona de despromoção. Ao contrário do Moreirense, que não foi além de um empate caseiro (1-1) com o Portimonense e continua em zona de descida com o «lanterna» Estoril.