«São quatro pontos perdidos em cinco dias. É quase um ponto por dia.» O lamento de Sérgio Conceição visa o prejuízo portista devido a erros de arbitragem nas Aves e no clássico do Dragão, mas sintetiza factualmente a dinâmica mais recente desta Liga.

O FC Porto perdeu a vantagem para o Sporting e viu o Benfica ficar-lhe à distância de uma vitória.

Ainda assim, apesar de o nulo na receção ao rival encarnado penalizar a exibição dominadora dos portistas, o resultado pode ser sempre visto por outra perspetiva.

Se há um ano (jornada 10, de 2016/17) o Benfica festejava justificadamente um empate no Dragão (1-1), que lhe permitia manter uma vantagem de cinco pontos na liderança para os dois rivais, agora (jornada 13 de 2017/18) Rui Vitória saudou no final do jogo o facto de a sua equipa continuar viva, com apenas três pontos de atraso para FC Porto e Sporting.

Se há um ano, o Benfica chegou ao empate numa reação já nos descontos, agora, só manteve o nulo devido, em boa parte, ao desperdício portista que durou até ao último lance do jogo.

Quem ganhou o clássico foi o… Sporting, que venceu o Belenenses pela margem mínima (desde a jornada 9 que os leões não vencem por mais do que um golo) e encostou na liderança.

Em duas jornadas, a equipa de Jorge Jesus recuperou quatro pontos de desvantagem para os pupilos de Sérgio Conceição.

Quem ao vencer o Paços se aproximou do pódio foi o Sp. Braga, que tem sete vitórias e um empate em Alvalade nas últimas oito jornadas, e agora está a apenas dois pontos do Benfica.

Atrás deste quarteto, o Marítimo atrasou-se com o empate em Moreira de Cónegos e tem a quatro pontos o Vitória de Guimarães, que venceu em Setúbal, e o Rio Ave, que também foi buscar fora, a Tondela, os três pontos.

Boavista e Chaves empataram e mantém-se numa zona tranquila da tabela, ao contrário do Feirense, que perdeu em casa com o Aves, já nos descontos, e averbou a sexta derrota consecutiva (quarta na Liga).

No encerramento da jornada, o Portimonense não foi além de um nulo em casa do Estoril, «lanterna vermelha» que na próxima jornada visita o Estádio da Luz.