«Está muito mais difícil, não só pela questão pontual. O FC Porto pode perder um jogo, agora perder, nestas nove jornadas, três jogos, é difícil. Mas o futebol não tem muita lógica.»

A frase de Jorge Jesus diz mais do realismo do que da matemática colocada quanto à recuperação pontual do Sporting na corrida ao primeiro lugar da Liga, do qual dista oito pontos após a derrota no clássico: nove, na realidade, dado que os dragões ganham também vantagem no confronto direto. Mais, Jesus vê o Benfica agora com mais três pontos, na vice-liderança.

Daqui para a frente, há 27 pontos em disputa. Jesus admite que está tudo «muito mais difícil» e aponta como tal a eventualidade de o FC Porto perder três jogos – os necessários para uma aproximação leonina ao topo – no que resta da Liga. Nas entrevistas rápidas após o jogo, o treinador dos leões já tinha abordado a questão: «Fica mais difícil. Ainda estão 27 pontos em disputa, mas tudo é possível», dissera. Depois, na conferência de imprensa, voltou a repassar a corrida ao primeiro lugar, lembrando que «há muita coisa para conquistar neste campeonato». «Temos outro adversário que está em segundo lugar e temos de tentar tudo para chegar ao primeiro lugar, porque também há a Champions. Há muita coisa em jogo», referira.