O Estádio do Dragão está a ganhar mais de cinco mil espectadores por cada jogo esta época. A alegre campanha do FC Porto na Liga tem tradução direta nas bancadas, lógica que aliás se estende aos rivais. O Benfica perde na comparação com os números finais da última temporada, o Sporting ganha e é de todos quem tem melhor taxa de ocupação do estádio. Decorrido um terço do campeonato, os números oficiais da Liga de clubes dão de resto conta de uma descida do número geral de espectadores nos estádios, apesar dessa forte subida do FC Porto, que continua no entanto em terceiro lugar, atrás de Benfica e Sporting.

Há vários dados conjunturais a ter em conta nesta análise e um dos mais relevantes tem a ver com os clássicos. Nesta altura houve apenas um e foi em casa do Sporting. O jogo com o FC Porto levou a Alvalade 47.017 espectadores e representa a maior assistência dos «leões» até agora no campeonato. Com seis jogos em casa esta época, o Sporting tem uma média de 43.722 espectadores por jogo, acima dos 42.772 em média no total da temporada passada. Representam 87.36 por cento da lotação do Estádio de Alvalade.

O FC Porto regista uma subida média de 5.265 pessoas por jogo, a diferença entre os 37.130 nos 17 jogos caseiros na época passada à média de 42.395 nos seis jogos no Dragão esta temporada. E regista esta subida sem ter recebido nenhum dos clássicos. Tem ainda assim um jogo com melhor assistência que o clássico de Alvalade: a partida com o Estoril, logo na primeira jornada, que teve 48.011 espectadores. A taxa média de ocupação do Estádio do Dragão é de 84.73 por cento.

O Benfica também ainda não recebeu nenhum jogo com os rivais. E perde na comparação, além disso, por causa da reta final da época passada, quando a expectativa pela conquista do tetracampeonato se refletiu nas bancadas da Luz até culminar com a assistência de 64.591 espectadores no jogo do título com o V. Guimarães, na penúltima jornada. Nos 17 jogos da última temporada o Benfica teve média de 55.952 espectadores por jogo, esta época está nos 52.482, em cinco jogos. A ocupação média do Estádio da Luz está nos 81.79 por cento.

Os espectadores da Liga 2017/18 à 11ª jornada*

 

Os números finais de 2016/17*

*fonte Liga de clubes

Menos espectadores na Liga e jogos com pouco mais de mil nas bancadas

Os números da Liga continuam de resto a atestar o enorme peso dos grandes nos espectadores nas bancadas. Os três grandes levaram 779.099 espectadores aos seus estádios, os restantes 15 clubes, todos juntos, têm 442.682. Até agora estiveram nos estádios 1.221.781 espectadores, uma média de 12.341 por jogo. Isto representa um decréscimo em relação à mesma altura da temporada passada, quando o total era de 1.388.717. Por essa altura já tinha havido Sporting-FC Porto e FC Porto-Benfica, mas neste caso não são os clássicos que explicam toda a diferença.

O V. Guimarães continua a ser o quarto clube em termos de assistências e apresenta uma ligeira melhoria em relação à época passada, mas há que ter em conta que já recebeu Sporting e Benfica. Os «encarnados» na jornada que agora acabou, 25.702 espectadores que ajudaram a subir a média para 19.258 espectadores, ligeiramente acima dos 18.756 finais de 2016/17. O Sp. Braga também recupera, média de 7.346 esta época, contra 11.492 na época passada.

Caso notável o do Marítimo, que tem uma taxa de ocupação dos Barreiros de 69.53 por cento, a quarta melhor em absoluto. Bem também Boavista e Rio Ave, embora com números inflacionados por já terem recebido mais que um dos jogos com «grandes». Os vilacondenses, aliás, já receberam os três.

No fundo da tabela estão alguns históricos. Belenenses e V. Setúbal têm as piores taxas de ocupação do campeonato, 13.70 e 13.98 por cento, respetivamente. Não são em absoluto, no entanto, quem tem pior assistência nos estádios. O último é mesmo o Estoril, com média de 1.434, seguido do Moreirense, com 1.929.

O V. Setúbal-D. Aves desta 11ª jornada, na sexta-feira, foi o jogo com menos espectadores desta Liga, 1.052. Houve mais 5 jogos que não chegaram a 1500 espectadores e duas dezenas abaixo das duas mil pessoas nas bancadas.

Os jogos com mais espectadores na Liga 2017/18

Os jogos com menos espectadores

Portugal e a Europa, a distância

Os números do campeonato português estão em contraste gritante com os de algumas das grandes Ligas europeias. A Bundesliga fez eco na semana passada de um estudo da conta Deporfinanza, que contabilizou os 100 clubes com melhores assistências esta época, apenas em jogos do campeonato.

Esse estudo, que é liderado pelo Borussia Dortmund e onde o Benfica aparece na 14ª posição, o Sporting é 34º e FC Porto 35º, revela como em Inglaterra ou na Alemanha o interesse dos espectadores é muito mais alargado. O futebol britânico tem 29 clubes acima dos 20 mil espectadores, da Premier League ao Championship, passando pelo campeonato escocês. E a Alemanha tem 23, o que inclui Bundesliga e 2 Bundesliga.