Esteve quase dois meses para recuperar de uma lesão, mas precisou apenas de vinte minutos para voltar a ser determinante. Tiquinho Soares voltou a aparecer quando o FC Porto mais precisava dele.

O Benfica tinha empatado em Chaves na abertura da ronda e a equipa de Sérgio Conceição começava a perder a paciência diante de um Tondela de Pepa muito bem organizado. Além disso, pelo meio, perdeu Aboubakar que tinha deixado o campo em extremas dificuldades, com uma lesão que, como se confirmou mais tarde, obrigou a uma intervenção cirúrgica e a uma paragem prolongada.

Foi a altura certa para lançar o recuperado brasileiro que, depois de render o goleador camaronês, acabou mesmo por marcar, a cinco minutos do final. Um golo que valeu o triunfo e, mais do que isso, a ultrapassagem ao Benfica na classificação antes da visita à Luz para o primeiro clássico da época.

Tiquinho Soares já não jogava desde a Supertaça Cândido Oliveira, disputada a 4 de agosto, frente ao Desp. Aves. Uma lesão e uma sucessão de problemas físicos afastaram o brasileiro do arranque da temporada, mas, como já vimos, acabou por corresponder quando foi solicitado. Um lance que até parecia inofensivo, desenhado pela arte de Brahimi, mas concluído com um remate acessível. No entanto, Cláudio Ramos não segurou, deixou a bola escapar e Tiquinho não perdoou.

O avançado brasileiro, de 27 anos, não vai estar agora disponível para a receção aos turcos do Galatasaray, uma vez que não foi inscrito na Liga dos Campeões, mas estará certamente na linha da frente para o clássico da Luz no próximo domingo.

Confira o golo determinante de Tiquinho Soares: