Alberto Bueno revelou que manteve contactos ao longo da temporada com Julen Lopetegui e que foi o treinador portista a convencê-lo a aceitar o desafio de mudar-se para Portugal.
 
«Estivemos juntos no Castilla (2008/09), aprendi muito com ele. Ensinou-me a ser profissional e graças a ele dei o salto para a Primeira Divisão. Durante esta temporada falei com ele e ele explicou-me a sua ideia sobre como o meu jogo se poderia adaptar ao FC Porto. Foi uma das chaves para tomar esta decisão», assumiu.
 
As declarações do primeiro reforço portista para 2015/16, aconteceram na na conferência de imprensa de apresentação do I Campus de Verão do Rayo Vallecano, ao qual associa o seu nome. E aproveitou a ocasião para se despedir do seu antigo clube.
 
«Passei dois anos sensacionais. Só tenho de agradecer ao clube. Mesmo que nos tenhamos separado, vou ser mais um ‘rayista’. Vou acompanhar os resultados e os pormenores do dia a dia em Vallecas. Nunca se sabe o futuro, mas o que interessa é o presente e só tenho de agradecer. Foi um prazer fazer parte desta grande família», afirmou.
 
Ao seu lado estava Luis Rodríguez Valdés, diretor geral da Fundação Rayo Vallecano que salientou a forma pacífica como se deu a transferência e deixando um elogio ao espanhol: «Já faz parte da história do clube».

Sobre o próximo desafio, Bueno não poupou os elogios ao FC Porto: «A nível europeu tem o precedente desta última edição da Liga dos Campeões em que chegou aos quartos-de-final e lutou com o Bayern Munique. Isso diz tudo sobre o seu potencial.»

Veja aqui a mensagem de despedida:

 
[Artigo atualizado]