André Villas-Boas já tem em mente alguns nomes de peso para formar a nova estrutura de futebol do FC Porto, isto, claro, caso venha a vencer a eleição presidencial frente a Pinto da Costa e Nuno Lobo, que, recorde-se, está marcada para 27 de abril.

O Maisfutebol apurou que dois nomes estão na linha de frente para assumir eventualmente a nova Direção do emblema azul e branco: Andoni Zubizarreta, numa espécie de diretor executivo, e Jorge Costa, com um papel mais técnico.

Livre no mercado, Zubizarreta, antigo guarda-redes espanhol, trabalhou com o antigo técnico português nos franceses do Marselha. Desde então, a dupla mantém ótima relação profissional e também pessoal.

Aos 62 anos, tem vasta experiência diretiva, tendo sido um dos principais responsáveis internos pelo sucesso do Barcelona, entre 2010 e 2015 - quando ganhou, por exemplo, a edição de 2014/15 da Liga dos Campeões, com Lionel Messi e companhia. Antes, tinha passado pelo Athletic Bilbao.

Figura histórica dos dragões, onde brilhou entre 1992 e 2005, Jorge Costa é atualmente técnico do AVS SAD, que está forte na disputa para ingressar na primeira divisão nacional na próxima temporada. Deixaria assim o banco para ter no Dragão uma função de gerência.

Para técnico principal, levando então em conta uma saída de Sérgio Conceição, cujo contrato termina em junho deste ano, o candidato à presidência e principal opositor de Pinto da Costa no FC Porto trabalha com uma lista reduzida de opções, mas ainda não definiu um favorito.

André Villas-Boas tem inicialmente a preferência por um português, mas, visto as poucas opções de peso que estão acessíveis neste momento, não descarta um estrangeiro. O italiano Gian Piero Gasperini, que vai encerrar vínculo com a Atalanta no fim da temporada, é um nome que ganha cada vez mais força nos bastidores.