skip to main navigation
PUB
F.C. PORTO, SIM, E QUEM MAIS?:
15 notícias

Janko: um cd especial e a tragédia no ano de 2009

O novo dragão deu a voz ao hino do Campeonato da Europa de 2008. No ano seguinte teve de lidar com a morte do melhor amigo. «Foi muito pesado».

Por Pedro Jorge da Cunha , Vítor Hugo Alvarenga2012-02-06 18:06h
PUB

2008 e 2009, anos terríveis na vida de Marc Janko. A dor pelo afastamento do Campeonato da Europa, co-organizado por Áustria e Suíça, só teve dimensão paralela no transtorno desesperado causado pela morte do melhor amigo.

Janko conhecera Gustav Kral nas escolas do Admira Wacker. Tinham a mesma idade, partilhavam os mesmos interesses, andavam sempre juntos. No dia 11 de Outubro de 2009, Gustav sofreu um terrível acidente de viação e não resistiu às graves lesões. Morreu com 26 anos.

Janko, perfeito ou mau: «Tirava-o aos 20 minutos»

Marc estava concentrado num estágio da selecção austríaca. O mundo desabou. A sua mãe, Eva Janko, conta tudo ao Maisfutebol. O dia em que a tragédia bateu à porta. «O desaparecimento do Gustav foi um momento muito pesado para ele. Ele teve uma morte trágica, num acidente de carro», recorda a progenitora do novo ponta-de-lança do F.C. Porto.

«Ele estava com a selecção da Áustria e quis logo vir-se embora. Convenceram-no a ficar e três dias depois conseguiu marcar um golo em memória do Kral. Foi num jogo contra a França, em Paris. Ele disse-me que essa foi a melhor forma de homenagear o melhor amigo.»

A história é horrível. Gustav conduzia o seu Audi acompanhado pela namorada Patricia Kaiser, Miss Áustria. Um pouco à frente seguiam os pais de Gustav. Numa estrada escura e com o piso molhado, o amigo de Janko perdeu o controlo do veículo e despistou-se. Faleceu no local.

Janko, o baixote que detestava a solidão do ténis

Um ano e meio antes, a vida de Marc era perfeita. Capitão da selecção, estrela do Red Bull Salzburgo, menino de boas famílias. Não lhe faltava fama nem saúde. A poucos meses do início do Euro2008, o ponta-de-lança chega a ser capa de um cd de música. Wir Sind Europa (Somos Europa), o hino do Europeu, teve a voz do jogador do F.C. Porto.

A ideia nasceu numa concentração da selecção. Marc falou com os dois outros capitães, Andrei Ivanschitz e Helge Payer, e avançaram com o sonho. Convidaram um compositor austríaco famoso, Rainhard Fendrich, e o projecto nasceu. Consta que a voz de Janko está longe de corresponder aos predicados futebolísticos.

No final da peça pode assistir ao vídeo com a cantiga. A foto corresponde, precisamente, à capa desse álbum.

Responder à frustração com golos

Esse Verão de calor e futebol na Áustria esteve quase a ser perfeito. Não foi. Marc Janko acabou por ser excluído pelo seleccionador Josef Hickersberger e não fez parte do lote de 23 jogadores chamados para representar a Mannschaft austríaca no Euro.

«O Marc teve alguns momentos tristes na carreira. Esse é um deles. Não foi chamado para o Euro2008. Estava a contar com isso, mas o treinador disse que não chamaria os melhores e sim os que ele queria», recorda Eva Janko.

Mesmo nos piores momentos, Marc não perdeu a compostura. A boa educação está-lhe no sangue. «Defino-o como uma pessoa amável e culta, extremamente confiante. Aliás, demasiado confiante em algumas situações (risos)», refere Dominik Talhammer, o primeiro técnico de Marc no futebol profissional.

À frustração, Marc respondeu com golos. Muitos. 39 em 34 partidas da Bundesliga, ao serviço do Red Bull Salzburgo. «O meu filho conseguiu ser o melhor marcador do Mundo e o avançado mais eficaz. Isso foi muito importante para ele recuperar a confiança e, se calhar, dar a melhor resposta depois da ausência no Euro2008.»

Seguiu-se o Twente e, em Janeiro de 2012, a mudança para o Dragão.

Comentar
As últimas 15 da secção "F.C. Porto":
PUB


PUB
Maisfotos - Fotos do dia
Maisfotos
back on top
back on top