«Rápido por favor! As jogadoras estão prontas!», insistia a árbitra de cadeira do encontro entre a alemã Tatjana Malek e a checa Klara Zakopalova, nesta tarde de segunda-feira, no Estoril Open. O motivo: o entra-e-sai a cada jogo no court 3, com vista privilegiada para o campo nº13, onde ao mesmo tempo Roger Federer realizava o primeiro treino no Jamor com o português Rui Machado.

Todos os resultados do primeiro dia

Na bancada do court nº 3, que há muito não assistia a tanto frenesim, até a chinesa Shuai Peng, número 51 do ranking mundial feminino, aproveitou para tirar fotografias a Roger Federer, enquanto espreitava o desafio das adversárias.

A estrela suíça chegou ao campo rodeada de cinco seguranças, onde a esperavam já dezenas de fãs. Roger Federer sorriu, cumprimentou os presentes, mas não parou. Seguiu-se a debandada para os arbustos, por onde até Humberto Coelho, antiga glória do Benfica e da Selecção, tentou espreitar o tenista. Entre a rede e os arbustos o espaço era reduzido, mas não o suficiente para impedir que os fãs assistissem ao treino e fotografassem o número um mundial. À saída, Federer parou e o caos foi pacífico.

Rui Machado ganhou a Federer... no treino

«Estou muito entusiasmado por estar de volta. Estive aqui há dois anos e o tempo passou a correr. Estou de volta e continuo a ser o número um do mundo. Quero defender o título aqui conquistado há dois anos», assumiu Roger Federer, no meio de dezenas de folhas, bilhetes e tudo o que estivesse à mão dos fãs para ser autografado.

Leonardo Tavares está na segunda ronda!

«E Roland Garros?», perguntaram-lhe. «A minha prioridade é ganhar aqui. Ainda não ganhei em terra batida», garantiu, despedindo-se com os seguranças a formarem um cordão à sua volta.

Roger Federer entra em cena apenas na quarta-feira, entrando directamente para a segunda ronda. O seu adversário será o vencedor do encontro entre o espanhol Marc Lopez e o alemão Bjorn Phau.