Um crescimento sustentado valeu a promoção ao Feirense. A equipa de Quim Machado regressa ao principal escalão do futebol português 21 anos depois da última participação. Desde a temporada 1989/90 que os «fogaceiros» não estavam na montra maior do futebol luso.

Todos os resultados e contas da Liga de Honra

A subida, como se disse, vem coroar um crescimento que se tem verificado na equipa ao longo dos últimos anos. O Feirense estava na Liga de Honra há oito épocas consecutivas, mas com resultados distintos. Desde que, na temporada 2007/08, a manutenção foi alcançada por uma nesga, com a equipa a ficar no 14º lugar, foi sempre a subir.

No ano seguinte, o emblema de Santa Maria da Feira ficou no quinto lugar e, na temporada passada, a promoção fugiu por pouco para Portimão, com o esforço a valer apenas o terceiro lugar. Agora já não restam dúvidas, a equipa está mesmo na I Divisão.

Da equipa de 1989/90, comandada por Henrique Nunes, que acabou no último lugar, recordam-se os campeões de Riade Valido e Morgado, para além do médio Pedro Martins, que hoje treina o Marítimo.

Na equipa actual pontificam alguns nomes bem conhecidos do futebol português, como o avançado Roberto, que passou por Penafiel e Leixões (subiu com os dois à I Divisão), o médio Pinheiro, ex-Gil Vicente, Belenenses e Estoril, ou o guarda-redes Paulo Lopes, que até chegou a ser do Benfica. Nomes como Siaka Bamba ou Nuno Henrique, o herói da subida, que vai jogar no Olhanense no próximo ano, passarão, certamente, a dizer mais aos adeptos lusos.

Será a quarta participação no principal escalão do futebol português para esta equipa, formada em 1918 e que tem como melhor classificação um 14º lugar, alcançado em 1963.

Plantel do Feirense:

Guarda-redes: Paulo Jorge, Fábio Silva, Marco Sousa e Rui Sacramento

Defesas: Élvis, Ricardo Machado, Joel Neves, Luciano, Henrique, Marco Cadete, Mika, Serginho, Galhano e Rubens Cardozo

Médios: Bamba, Diogo Cunha, Thiago, André Fontes, Pinheiro, Alexandre Lunovic e Sténio Santos.

Avançados: Roberto, Moisés, Carlos Fonseca, Gonçalo e Diogo Fonseca.