Foi um domingo louco na II Liga: depois do Desp. Chaves ter garantido matematicamente a subida, ao empatar em Portimão, também o Feirense saiu de campo com motivos para festejar. A formação de José Mota bateu em casa o Gil Vicente e entrou em zona de saída, tendo os mesmos pontos que o Portimonense mas vantagem no confronto direto.

Foi um jogo impróprio para cardíacos, de resto. O Gil Vicente esteve por duas vezes em vantagem e entrou no minuto 90 a ganhar por 2-1, mas o Feirense marcou dois golos por Kizito aos 92 e 97 minutos, e garantiu o triunfo.

O jogo acabou de resto com protestos do Gil Vicente, que saiu de campo com oito jogadores, depois de ter três expulsões: Fatai aos 84 minutos, Renan e Zakpa já depois dos noventa. Isto para além do árbitro ter dado dez minutos de descontos.

Ora com este resultado, como já se disse, o Feirense ultrapassou o Portimonense e entrou em zona de subida, mas também o Freamunde ficou com motivos para festejar: a vitória de ontem da equipa de Carlos Brito, permite-lhe ficar a três pontos de Feirense e Portimonense, mas com vantagem no confronto direto, pelo que se ganhar na últimas jornada e os rivais perderem, é ela que sobe.

Se não vencer, tudo se decide entre Feirense e Portimonense, sendo que os de Santa Maria da Feira têm vantagem no confronto direto.

Todos os resultados e classificação da II Liga

Se a corrida à subida à Liga é entre três equipas, a luta pela fuga à despromoção circunscreve-se agora a seis equipas: Académico Viseu, Mafra e Leixões entram na última jornada em vantagem, mas Benfica B, Atlético e Farense, as três equipas abaixo da linha de água, ainda sonham todas com a manutenção.

Esta foi uma jornada feliz para o Farense, que venceu em casa o Desp. Aves por 2-1, com um golo de Celsinho nos segundos finais, e continua a lutar por isso pela permanência, tendo tudo adiado para a última jornada.

Mafra e Académico Viseu empataram (1-1) no confronto direto, e mantêm-se acima da linha de água, enquanto o Atlético foi arrancar uma saborosa igualdade no terreno do Famalicão, que não lhe chegou para sair da zona de descida. O Benfica B, por fim, perdeu no terreno do FC Porto B, e continua, também ele, abaixo da linha de água.

O Sp. Covilhã, o V. Guimarães B e o Santa Clara venceram e garantiram a permanência, enquanto o Sp. Braga B perdeu mas também garantiu a permanência na II Liga.

Jogos deste domingo:

Famalicão-Atlético, 2-2

Farense-Desp. Aves, 2-1

Feirense-Gil Vicente, 3-2

Leixões-Olhanense, 0-2

Mafra-Ac. Viseu, 1-1

Oriental-Varzim, 0-2

Sporting B-V. Guimarães B, 2-4

Sp. Covilhã-Oliveirense, 2-1

FC Porto B-Benfica B, 3-1

Santa Clara-Sp. Braga B, 1-0

Classificação provisórias na luta pela subida:

2.º, Desp. Chaves, 80 pontos (já promovido)

3.º Feirense, 77 pontos

4.º Portimonense, 77 pontos

5.º Freamunde, 74 pontos

Classificação provisórias na luta pela permanência:

13.º Sp. Covilhã, 58 pontos (garantiu permanência)

14.º V. Guimarães B, 57 pontos (garantiu permanência)

15.º Santa Clara, 57 pontos (garantiu permanência)

16.º Sp. Braga B, 56 pontos (garantiu permanência)

17.º Ac. Viseu, 53 pontos

18.º Mafra, 53 pontos

19.º Leixões, 52 pontos

-----------------------------------------------

20.º Benfica B, 52 pontos

21.º Atlético, 51 pontos 

22.º Farense, 51 pontos