Um castigo do Conselho de Disciplina da Federação vai obrigar Victor Fernández a cumprir quinze dias de suspensão. A decisão surgiu na semana do F.C. Porto-Sporting, pelo que o treinador vai começar a cumprir castigo precisamente no clássico. Será isso uma vantagem para o adversário? «Não é uma questão de vantagens ou desvantagens», respondeu.
O treinador portista falava irritado. «É uma questão de justiça», adiantou. «Uma questão de sentido comum e racionalidade. Uma questão de profissionalismo e competitividade. Não sou pessoa de justificar os maus resultados com as decisões dos árbitros ou com questões disciplinares e não quero entender este castigo como uma vantagem para o Sporting».
Alguém lhe recordava que não era a primeira vez que isto acontecia a um treinador do F.C. Porto. Fernández abanava a cabeça e dizia que estranhava. Mas também não ia mais longe que isso. Embora deixasse ficar a especulação. Uma especulação em jeito de negação. «Não quero relacionar este castigo com o facto de ser treinador do F.C. Porto. Não quero pensar que seja essa a razão», repetia.
«Há meios para comunicar para dentro de campo da bancada»
O treinador ainda nem pensou muito bem como vai fazer durante o jogo. «Isso também não é o mais importante agora». Certo é que não vai inventar nenhuma solução muito inovadora. Promete apenas fazer o que outros treinadores já fazem. «Talvez me coloque atrás do banco. Há meios para comunicar, mas se calhar nem vai ser necessário. Principalmente no primeiro tempo. No segundo tempo talvez se arranje alguma forma de comunicar para dentro de campo».