O líder da claque do FC Porto Super Dragões, Fernando Madureira, impugnou esta quinta-feira, judicialmente, o castigo do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) que o proíbe de frequentar recintos desportivos durante seis meses e o multa em 2600 euros.

O anúncio foi feito pelo advogado de Madureira, Nuno Cerejeira Namora, que disse à agência Lusa tratar-se de uma impugnação judicial com efeito suspensivo. E assegurou que Fernando Madureira estará, esta sexta-feira, nas bancadas do Estádio do Dragão, para assistir ao FC Porto-Benfica, da 13.ª jornada da I Liga.

A 8 de novembro, fonte oficial do IPDJ confirmou o castigo aplicado a Madureira, devido aos cânticos polémicos da Chapecoense, num jogo de andebol entre portistas e encarnados. A impugnação foi apresentada hoje perante o IPDJ, que, segundo Namora, fica agora «com o ónus de remeter todo o processo» para o Tribunal Judicial da Comarca do Porto.

«Muito provavelmente, irá apoiar a equipa até ao final da época, porque, muito provavelmente, não haverá decisão em momento anterior, e, no final do processo, será inevitavelmente absolvido», referiu Nuno Cerejeira Namora.

O advogado mostra-se ainda convicto que o secretário de Estado da Juventude e do Desporto e o diretor do IPDJ irão «revogar o castigo» se consultarem o processo.