Fernando, jovem médio brasileiro contratado pelo F.C. Porto na época passada, deixou excelentes indicações no período de empréstimo ao E. Amadora, preparando-se para regressar à base. Paulo Assunção abandonou o Dragão e os responsáveis do clube encontram semelhanças entre os jogadores, esperando gerar num trinco de valia incomparável.
«Fico feliz pelas palavras do presidente, penso que o meu trabalho foi reconhecido e espero corresponder às expectativas das pessoas. O Paulo Assunção é um grande jogador, eu espero fazer o meu trabalho e tentar fazer o que ele fez no F.C. Porto. Ele já tinha um estatuto muito grande, a sua saída abre algum espaço, mas também sei que há outros grandes jogadores no plantel. Medo da responsabilidade de substituir Paulo Assunção? Claro que não, não tenho medo», garantiu.
Fernando não ficou surpreendido com esta reintegração no plantel do F.C. Porto: «Quero dar continuar ao meu trabalho, que no ano passado foi muito bom. Assinei contrato com o F.C. Porto, fui emprestado ao Estrela da Amadora mas sempre com o objectivo de vir a jogar no F.C. Porto. Não fiquei surpreendido, fiz tudo para voltar este ano ao Porto e felizmente consegui.»
O jovem médio, internacional sub-20 pelo Brasil, cumpriu a última pré-época com o plantel portista, mas viria a rodar no E. Amadora para adquirir experiência. Agora, acredita que pode conquistar a confiança de Jesualdo Ferreira. «Quando fiz a pré-época, no ano passado, o treinador dizia-me que me queria ver como trinco. Desde então, não temos falado, mas sei o que quer de mim e vou dar o meu melhor para corresponder. Procuro jogar na minha posição, nessa pré-época joguei algumas vezes como lateral direito mas o meu objectivo é jogar no F.C. Porto como trinco», concluiu.